A atuação da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) foi reconhecida nesta sexta-feira (19) durante a abertura da exposição “Mulheres Invisibilizadas”, promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Na ocasião, a defensora pública-geral do Estado, Maria Madalena Abrantes, recebeu uma homenagem pelo trabalho desenvolvido na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero. A desembargadora Fátima Maranhão também foi agraciada com a honraria na ocasião.
O reconhecimento reflete o compromisso da DPE-PB com o tema. Além da atuação dos defensores e defensoras em todo o estado, a instituição atende, na Capital, por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e ainda realiza um trabalho de conscientização e mudança de comportamento com autores de violência, através do projeto Grupos Reflexivos.
Na abertura do evento, Madalena ressaltou a importância simbólica da mostra e o papel da Defensoria nesse contexto.
“Esta exposição nos convida a olhar para histórias de mulheres que foram silenciadas e invisibilizadas, mas que continuam a nos inspirar. Recebo esta homenagem em nome de toda a Defensoria Pública, que diariamente trabalha para que nenhuma mulher precise lutar sozinha para ser vista, ouvida e respeitada. Nosso compromisso é permanente e se traduz tanto na proteção às vítimas quanto em ações educativas e preventivas, como os grupos reflexivos de homens autores de violência.”
A presidente do TRT-PB, desembargadora Herminegilda Leite Machado, destacou que a iniciativa é também um ato de justiça histórica. “Que esta exposição não seja apenas um olhar para o passado, mas, acima de tudo, uma convocação para o presente. Que inspire a coragem de não se submeter a nenhuma forma de violência, discriminação ou silenciamento, que inspire a sonhar e a agir por um mundo mais justo”, afirmou.
A mostra segue aberta ao público até o dia 19 de outubro, no edifício-sede do TRT-PB, com recursos de acessibilidade e conteúdos digitais que resgatam e valorizam trajetórias de mulheres que transformaram o Brasil em diversas áreas, da política às artes, da ciência à resistência social.
Texto: Larissa Claro
Foto: Roberto Marcelo