Projeto conjunto da DPE contribuirá para desencarceramento e inserção social

Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 22.03.2021

 

A primeira aula virtual do Projeto de Pesquisa e Extensão Execução Penal Além do Cárcere, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba, foi antecedida na tarde desta segunda-feira (22) por pronunciamentos de representantes da  DPE-PB e de órgãos e instituições parceiras da iniciativa à turma pioneira de alunos do curso de Direito.

“A execução penal não pode ser definida em palavras, mas vivenciada no dia-a-dia, para entendê-la em sua plenitude”, afirmou a defensora pública Aline Sales, ao comentar sobre esse ramo do Direito com o qual se identificou e é entusiasta, tendo sido uma das idealizadoras do Projeto.

Já o coordenador adjunto do curso de Direito do Unipê, Antônio Toscano, agradeceu e elogiou o defensor público-geral por sempre abrir as portas da Instituição para parcerias como essa, que visa fortalecer a luta pelos direitos humanos de presos que já têm condições para progredir de pena e até sair do cárcere.

Titular da Vara das Execuções Penais, o juiz Carlos Neves da Franca Neto iniciou sua fala classificando como excepcional o trabalho desenvolvido pelo DPG Ricardo Barros, sempre aberto aos melhores temas e enfrentamento dos maiores desafios, como este, de cooperar para o desencarceramento. Ele citou ainda sua trajetória profissional como   voluntário, estagiário, técnico e analista judiciário da referida Vara e depois magistrado.

Constante atualização – Por sua vez, o defensor público-geral Ricardo Barros destacou  que  a execução penal é uma atividade do ramo do Direito muita dinâmica e que, portanto, merece constante atualização, dai o apoio que sempre dá a eventos dessa natureza. “Em 2019, a DPE-PB foi responsável por quase 90% dos processos que tramitaram na execução penal”, lembrou.

A defensora pública Waldelita Cunha, titular da Gerência Executiva de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas (Geepapa) destacou a importância em capacitar estudantes, para junto à DPE-PB executar o trabalho em favor das pessoas privadas de liberdade, sobretudo em cadeias públicas onde não tem defensores públicos e nas comarcas que foram desinstaladas.

O gerente executivo de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), João Antônio Neto, considerou a experiência positiva e enriquecedora – um verdadeiro divisor de águas – por contribuir para a inserção social, nas suas diversas dimensões, dos reeducandos.

Programação A programação prevê para amanhã (terça-feira) no mesmo horário, aula sobre os temas Relaxamento de prisão; Revogação da prisão; Liberdade provisória (com e sem fiança); e Remição de pena. No dia seguinte, a defensora Naiara Dela Bianca dá continuidade com Detenção e reclusão; Progressão de regime; e Livramento Condicional.

Na quinta-feira (25) a defensora pública Iara Bonazolli dará instruções sobre Agravo em execução; Habeas Corpus (HC); e Revisão criminal. Aline Sales encerra a fase do projeto na sexta-feira (26) com os temas Prescrição; Procedimento Administrativo Disciplina (PAD), Indulto e comutação; e Deprecação da pena.

Desenvolvido pela DPE-PB, Pastoral Carcerária e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), o Projeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.