DPE-PB terá Comissão Especial instalada na Assembleia Legislativa

O fortalecimento da atuação das defensoras e dos defensores públicos do estado estará em pauta nesta quinta-feira (24), às 14h30, durante sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), quando será instalada a Comissão Especial da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). O evento marca o apoio dos parlamentares aos pleitos da categoria, que luta pela ampliação dos serviços em favor dos cidadãos paraibanos.

“A instalação da Comissão Especial pelo Poder Legislativo reforça o apoio da sociedade ao trabalho desenvolvido pelas defensoras e pelos defensores públicos do estado. É, sem dúvidas, um momento de união da categoria em favor de uma pauta que beneficia toda a população paraibana”, pontuou a defensora-geral, Madalena Abrantes.

O autor da propositura e presidente da Comissão Especial, deputado Luciano Cartaxo, explicou que a iniciativa pretende reforçar a visibilidade para as ações da Defensoria Pública voltadas às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “O acesso à justiça constitui requisito fundamental de um sistema jurídico igualitário que pretenda garantir e não só proclamar o direito de todos, devendo ter o Estado como provedor de justiça, paz e bem-estar social”, destacou na justificativa do requerimento aprovado na AL.

Em visita realizada à DPE, no mês de julho, o deputado estadual reforçou o papel da Assembleia Legislativa na defesa das pautas que beneficiem a sociedade e ressaltou que os parlamentares tem função de ajudar e de colaborar, tanto com apresentação de emendas, como no diálogo permanentemente com a instituição. A comissão será composta por cinco membros, sem prazo determinado.

CAMPANHA NACIONAL – A implantação da Comissão Especial na ALPB repete o gesto realizado pelo Congresso Nacional, em maio deste ano, quando foi lançada Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Fortalecimento das Defensorias Públicas dos Estados e da União, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Defensoria Pública é instituição permanente, prevista na Constituição Federal, essencial à função jurisdicional do Estado, sendo primordialmente instrumento do regime democrático na orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos de forma integral e gratuita aos necessitados.

Na Paraíba, entre os principais pleitos estão: cumprimento da Emenda Constitucional 80 (EC/80) que estabelece que toda comarca precisa da atuação de um(a) defensor(a) e cumprimento da Lei 10.380/14 que trata dos subsídios. Atualmente, a Defensoria Pública não dispõe de condições orçamentárias para suportar os encargos da tecnologia indispensável ao funcionamento da instituição.

Por Thais Cirino

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.