DPE-PB participa da Semana Estadual de Assistência a Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) realizou consultas processuais e jurídicas por meio do programa Defensoria Itinerante, além de oferecer orientações durante uma atividade social que visa minimizar preconceitos e fortalecer os vínculos familiares, contribuindo para uma sociedade mais justa. A ação teve início no sábado (3), no Presídio Sílvio Porto, em João Pessoa que contou com acolhimento mensal às famílias de reeducandos, realizado por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. A campanha de combate ao preconceito contra familiares de pessoas em privação de liberdade se encerra no dia 7 de agosto.

A Semana Estadual de Assistência a Familiares dos Privados de Liberdade foi instituída pela Lei nº 11.449/2019. Nas entradas das unidades prisionais, foi disponibilizado um QR Code para facilitar o acesso a informações e serviços através do canal Guia do Visitante. Além disso, um espaço de acolhimento foi criado para oferecer um ambiente mais humano e receptivo aos familiares.

A defensora pública e coordenadora administrativa de execução penal, Waldelita Cunha, e sua equipe atenderam os familiares dos privados de liberdade, proporcionando orientações jurídicas e análises processuais. “É fundamental que compreendamos que o familiar não pode ser punido pelo eventual delito de um privado de liberdade. A reinserção social dos reeducandos, gerida pelo Secretário João Alves, é uma peça chave nesse processo”, concluiu a defensora.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destacou a importância da semana voltada ao cuidado com os familiares dos reeducandos. “Estamos todos empenhados em esclarecer, orientar e facilitar o acesso dos familiares aos reeducandos. Isso reforça o compromisso da Secretaria da Administração Penitenciária em cuidar bem dessas pessoas e de seus familiares, mantendo um diálogo permanente, que já é parte do trabalho das unidades prisionais”, afirmou o secretário.

Durante a ação, foi distribuído o “Guia Informativo: Direitos e Deveres na Execução Penal”, contendo diversas orientações para os familiares. Participaram do evento a ouvidora-geral, Inise Machado, as Secretarias de Administração Penitenciária, Mulher e da Diversidade Humana, Desenvolvimento Humano, Saúde, e Comunicação Institucional, além do Tribunal de Justiça da Paraíba, representado pela Vara da Execução Penal, e o Conselho da Comunidade. Todas as entidades colaboraram para atender as demandas dos familiares dos reeducandos.

Por Ícaro Diniz com Paraiba.Gov

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.