DPE-PB lança campanha ‘Onde há Defensoria, há justiça e cidadania’ durante ação social em JP

Por: Larissa Claro – Publicado em: 20.05.2022

 

Mais de 100 pessoas passaram pelo Ponto de Cem Réis nesta quinta-feira (19), em João Pessoa, durante a ação social promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). Em meio a atendimentos jurídicos e serviços de saúde ofertados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, a DPE-PB também aproveitou a ação realizada no Dia Nacional da Defensoria Pública para lançar, na Paraíba, a campanha “Onde há Defensoria, há justiça e cidadania”.

A campanha é desenvolvida pela Associação  Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com o apoio do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (CONDEGE) e das Defensorias Públicas estaduais. O tema deste ano tem o objetivo de mostrar que a Instituição é a referência para o acesso à justiça e garantia de cidadania às pessoas em situações de vulnerabilidades.

“O dia 19 de maio é um dia de luta para a categoria e um dia dedicado a mostrar à sociedade o papel e a importância da Defensoria Pública. Com a campanha nacional, esperamos amplificar o trabalho da nossa instituição e levar informação às pessoas que necessitam dos serviços da Defensoria, mas que ainda desconhecem os seus direitos. A Defensoria é a porta de entrada da Justiça para a maioria dos paraibanos e temos orgulho de exercer um papel tão fundamental na vida de tantas pessoas”, ressaltou o defensor público-geral Ricardo Barros.

AÇÃO SOCIAL – Só  nesta quinta-feira, a equipe jurídica da Defensoria realizou mais de 60 atendimentos. O direito de Família é sempre o mais procurado, como é o caso do recepcionista Thiago Alves Ferreira, que foi atendido na unidade móvel da DPE para tratar do seu divórcio. Ele conta que soube da ação e aproveitou para se informar sobre o processo, que já está em andamento. “É muito importante esse tipo de ação porque muitas pessoas não têm condição de contratar um advogado e muitas delas são leigas dos seus direitos. Então eu vejo que a Defensoria na rua pode ajudar muitas pessoas que talvez não chegassem”, disse Thiago.

A pedagoga Bruna Rafaela de Alencar, de 34 anos, também elogiou a iniciativa da Defensoria Pública. “O atendimento está sendo de excelência, fui encaminhada para atendimento prioritário, pois estou com meu filho de colo, e tenho as melhores expectativas para o meu atendimento. Está de parabéns a Defensoria Pública”, disse.

Os atendimentos foram realizados nas unidades móveis dos programas Defensoria Itinerante e Vans dos Direitos e pela equipe do projeto Balcões de Direito da Defensoria Pública do Estado.

SERVIÇOS DE SAÚDE
– Estima-se que aproximadamente 50 pessoas foram atendidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde durante a manhã desta quinta. Além de testes de glicemia, verificação da pressão e orientações nutricionais e odontológicas, as pessoas puderam se vacinar contra a Covid-19.

Mais notícias