Por: Larissa Claro – Publicado em: 10.03.2022
Já está tudo pronto para a realização do projeto “Meu pai tem nome”, no próximo sábado, nos núcleos da Defensoria Pública da Paraíba de João Pessoa e Campina Grande. O mutirão de atendimento ocorrerá das 8h às 12h, com o foco na atuação extrajudicial para o reconhecimento de paternidade. Na capital, além do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (NEPIJ), que mobiliza o projeto localmente, a ação contará com a atuação do Núcleo Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem (NECMA) e da Coordenadoria dos Direitos da Família, ligada ao Núcleo Especial Cível (NECIV).
A proposta do Dia D da Defensoria é reunir, no mesmo dia, atendimentos que já fazem parte da atuação da Defensoria Pública, mas de forma concentrada. Assim, com o Dia D nacional, o objetivo é oportunizar mais acesso às pessoas hipossuficientes a esse tipo de atendimento e, ainda, fortalecer as atuações extrajudiciais, que são essenciais para que a Defensoria Pública cumpra a sua missão constitucional de forma autônoma e com resultados para quem encontra na Instituição a única forma de acesso à Justiça.
Na Paraíba, o mutirão será realizado em duas cidades. Na capital, os atendimentos ocorrerão na sede do NEPIJ, que fica na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá; já em Campina Grande, as pessoas interessadas devem procurar o Núcleo de Atendimento da DPE-PB, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 188, Centro. Os atendimentos são limitados, com distribuição de fichas a partir das 8h.