
A primeira palestra trata do tema “Direito Antirracista e Aspectos Jurídicos dos Crimes de Racismo, Intolerância Religiosa e Xenofobia”, com Antônio Marcos Nascimento Silva, da Coordenação Jurídica do Centro Estadual de Referência de Igualdade Racial João Balula. Em seguida, o psicólogo Inardson Nascimento, também do Centro João Balula, fala sobre “Psicologia e relações étnicos-raciais”.
As palestras foram organizadas pela Coordenadoria de Combate ao Racismo e Proteção das Comunidades Indígenas, Quilombolas, Ciganas, demais Comunidades Tradicionais e Intolerância Religiosa, do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (NECIDH) e pela Escola Superior. Apesar de ocorrem de forma presencial, os encontros têm transmissão virtual para os demais locais de atendimento no estado.
PROGRAMAÇÃO – O ciclo teve início no último dia 20 com o tema “Letramento Étnico-racial” abordado pela gerente executiva de Equidade Racial da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH), Jadiele Berto. O último dia da capacitação na área temática do racismo ocorre em 10 de novembro, com o pedagogo Marcos Augusto e a assistente social Andréa de Lima.
Por Thais Cirino