Defensoria Pública viabiliza aulões para apenados no Brejo paraibano

Apenados da Cadeia Pública de Alagoinha, no Brejo paraibano, estão participando de aulões, organizados pela Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), que visam prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os encontros com os professores acontecem dentro da unidade prisional e abrangem todas as disciplinas exigidas no exame.

Os aulões são ministrados por docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus III, em Bananeiras, a partir do projeto de extensão “Abrindo a Mente para a Liberdade”, que trabalha a literatura de cordel como forma de remição de pena. Na unidade prisional, seis apenados participam das aulas, mas a intenção da DPE é estender o benefício para outros públicos vulnerabilizados.

“Que esta iniciativa represente um símbolo de esperança e de um compromisso coletivo com a construção de uma sociedade mais justa, em que o acesso à educação seja verdadeiramente inclusivo”, destacou a defensora Monaliza Montinegro, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, responsável por viabilizar os encontros.

PARCERIAS 
– Monaliza destacou que a ação só foi possível graças a uma rede de parceiros da Defensoria Pública, que incluem o Projeto Cursinho ProEnem e a equipe do projeto Abrindo a Mente para a Liberdade, do curso de Pedagogia da UFPB, a Prefeitura de Alagoinha e a administração da Cadeia Pública. “Todos unidos na expectativa de um futuro diferente para as pessoas que já se encontram privadas de todos os seus direitos”, acrescentou.

Por Thais Cirino 

Mais notícias