Defensoria Pública celebra Dia da Visibilidade Trans com mutirões de retificação de prenome e gênero

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), comprometida em promover a inclusão e garantir os direitos da comunidade trans, realiza nos próximos dias mutirões de retificação de prenome e gênero em diferentes locais da Capital.  A programação marca o Dia da Visibilidade Trans, celebrado no dia 29 de janeiro, e já começa nesta sexta-feira (26), no Espaço Cultural.

O evento Vivência Ballroom será o primeiro a receber o mutirão “Meu direito começa pelo nome”, promovido pela  Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate à Homofobia da DPE-PB. O atendimento ocorrerá a partir das 14h. O Espaço Cultural fica localizado na R. Abdias Gomes de Almeida, 800.

Na segunda-feira (29), a Defensoria Pública marcará presença na sede da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), situada no Parque da Lagoa, 216, a partir das 9h30. Além do mutirão, a Coordenadoria participará do evento de lançamento da Cartilha LGBTQIAPNB+ realizada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana na mesma manhã.

Para encerrar as atividades, no dia 30, a Defensoria Pública estará no Centro Integrado de Justiça Social – CIJUS, localizado na Av. Dom Pedro I, 247 – Centro, a partir das 8h.

“A iniciativa visa facilitar o acesso à retificação de documentos, promovendo a dignidade e o respeito à identidade de gênero dessas pessoas. Com os mutirões, esperamos facilitar o acesso da comunidade aos serviços da Defensoria, sobretudo no auxílio à retificação dos documentos, que hoje é feita de forma mais simplificada”, ressaltou a defensora Remédios Mendes, coordenadora da Diversidade da DPE-PB.

DOCUMENTOS – Para ter direito ao atendimento, é preciso levar alguns documentos: certidão de nascimento, certidão de casamento (se for o caso), RG e CPF, título de eleitor, comprovante de residência e certidões de protesto (que podem ser apresentadas depois).

Mais informações sobre o mutirão podem ser solicitadas por meio do contato (83) 99686-1616 (exclusivo WhatsApp), no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail (diversidade@defensoria.pb.def.br).

DIREITO – Desde 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que não é necessária autorização judicial para realização de mudança de prenome e gênero no registro civil. Apesar disso, muitas pessoas encontram dificuldade para realizar a retificação no cartório. Nestes casos, a Defensoria Pública pode ser acionada para fazer valer este direito.

Por Larissa Claro 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.