Defensoria orienta sobre aspectos jurídicos da adoção em curso do TJPB

Por: Larissa Claro com assessoria do TJPB – Publicado em: 12.07.2018

 

A defensora pública Iricelma Bezerra Cavalcanti participou nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, da palestra inaugural do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção, promovido pela 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de João Pessoa. A capacitação é voltada para pretendentes à adoção que estão em processo de habilitação nas comarcas de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Guarabira, Ingá e Gurinhém.

O evento aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) e reuniu 74 participantes divididos em dois perfis: parte deles está entrando no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e a outra parte possui a guarda da criança ou adolescente e quer formalizar a situação.

A representante da Defensoria Pública da Paraíba dividiu a mesa com o juiz Adhailton Lacet e a assistente social da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, Nataly de Sousa Pinheiro. Durante a palestra “Aspectos Jurídicos da Adoção”, Iricelma abordou os tipos de adoção e o papel da Defensoria Pública neste processo. “A palestra teve o objetivo de esclarecer todos os aspectos jurídicos da adoção e os tipos existentes no nosso país. Foi gratificante participar e orientar tantas pessoas interessadas em adotar aqui no Estado”, disse a defensora.

Esta é a segunda edição de 2018 do Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção, que acontece com através de uma parceria entre a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba (Coinju) e a Comissão Estadual de Adoção (Ceja), e conta com a participação da Defensoria Pública e do Ministério Público da Paraíba.

Legislação – A preparação para pretendentes à adoção faz parte dos pré-requisitos obrigatórios previstos no artigo 50, § 3º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), que assim dispõe: “§ 3º A inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência”.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.