A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) implantou seis novos sistemas voltados para a modernização da sua estrutura administrativa. As ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da instituição têm como objetivo otimizar fluxos internos, garantir maior segurança nas informações e promover mais eficiência na gestão pública.
Entre os lançamentos está o Sistema de Patrimônio, criado para modernizar o controle e a gestão dos bens permanentes da instituição. A nova solução garante mais agilidade, segurança e confiabilidade no acompanhamento dos bens patrimoniais, permitindo desde o registro detalhado até a rastreabilidade das movimentações.
Com o objetivo de organizar e otimizar a utilização das vagas internas da instituição, a DPE-PB também implementou o Sistema de Estacionamentos. Com a ferramenta, é possível realizar a demarcação das vagas, cadastrar os veículos e seus responsáveis, além de contar com comunicação direta via WhatsApp para envio de avisos ou notificações aos usuários e verificação online de vagas disponíveis.
O novo Sistema do Diário Oficial traz uma plataforma moderna voltada à publicação digital de atos, portarias, resoluções e demais documentos oficiais. De acordo o diretor da DTI, Rafael Luiz Andrade, o sistema foi aprimorado para que todos os atos sejam gerados de forma automatizada, exigindo apenas mínimas demarcações de texto e ajustes de paginação.
Já o Sistema de Assinatura Digital de Documentos garante mais agilidade e segurança na tramitação dos processos internos. A plataforma permite a assinatura diretamente no tablet, com o uso de caneta digital, dispensando o uso de papel, reduzindo custos e tornando os fluxos de trabalho mais eficientes.
A Defensoria também lançou o PBdocForm para criação, gestão e preenchimento de formulários eletrônicos. Complementar ao sistema PBdoc e disponibilizado pela CODATA, o recurso reduz a burocracia, aprimora a coleta de dados e possibilita integração com os fluxos internos de processos digitais.
Por fim, a DPE-PB também implantou na semana passada o novo sistema de Almoxarifado, desenvolvido para oferecer mais agilidade, segurança e praticidade no gerenciamento de materiais. A ferramenta Gerenciamento de Patrimônio e Almoxarifado já está disponível para uso, mantendo o mesmo endereço da versão anterior.
“Soluções tecnológicas como essas representa um passo fundamental para o fortalecimento da gestão interna da Defensoria Pública. Com ferramentas digitais mais integradas e seguras, conseguimos dinamizar os fluxos de trabalho, aprimorar a administração e garantir um suporte mais ágil às atividades finalísticas da DPE-PB”, destacou o subdefensor público-geral institucional, Sylvio Porto.
Texto: Felipe Bezerra