Defensoria emite carta-convite para notificar pais a comparecerem ao mutirão de reconhecimento de paternidade

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba realiza no próximo sábado, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, o mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade “Meu pai tem nome”. Na ocasião, através de uma parceria com o Hemocentro, será oferecido o exame gratuito de DNA para os casos em que houver dúvida sobre a paternidade. Para ter acesso ao exame, os interessados – seja a mãe ou o suposto pai – devem realizar uma inscrição no site da Defensoria até a próxima quinta-feira (15).

Para convencer os pais mais reticentes, a Defensoria expedirá carta-convite a ser endereçada ao pai indicado. O objetivo é fortalecer e ajudar as mães no processo de convencimento.

De acordo com o coordenador do NEPIJ, o defensor público Rodrigues Júnior, o objetivo do mutirão é realizar o reconhecimento voluntário, mas caso não haja conciliação, será possível a realização do exame na própria Defensoria Pública. Para isso, os supostos pais deverão comparecer ao mutirão no próximo sábado para a coleta do exame.

“Na Defensoria, a gente não força ou impõe o reconhecimento, por isso a ação é voltada ao reconhecimento voluntário. Caso o pai não queira comparecer à Defensoria, a gente pode, sim, ingressar com uma ação de investigação de paternidade. Daí, sim, perante a autoridade judicial, o suposto pai será intimado para fazer o exame de DNA. E mesmo que ele não compareça ou não queira se submeter ao exame na Justiça, poderá haver o registro, uma vez que está prevista em lei a possibilidade de presunção de paternidade, fazendo prevalecer, assim, os interesses da criança e do adolescente”, explicou Rodrigues.

DOCUMENTOS – Os pais que desejarem realizar o reconhecimento voluntário de paternidade ou mesmo de paternidade ou maternidade socioafetivas devem comparecer à Defensoria neste sábado, das 8h às 12h, portando documentos pessoais com foto, comprovante de residência e certidão de nascimento do filho que deseja registrar.

DIA D – O mutirão “Meu Pai tem Nome” mobilizará as Defensorias Públicas em todo o país para a realização concentrada de sessões extrajudiciais de mediação/conciliação, exames de DNAs em uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação.

O projeto é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizada pelas DPEs em todo o país. A proposta é reunir, no mesmo dia, atendimentos que já fazem parte da atuação da Defensoria Pública, mas de forma concentrada.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.