Defensoria e direção do Presídio do Róger discutem melhorias no atendimento jurídico aos presos provisórios

A Defensoria Pública do Estado recebeu na manhã desta quinta-feira (3) a direção da Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega (Roger). O objetivo da reunião foi alinhar o atendimento jurídico na unidade prisional, que abriga cerca de 650 presos provisórios e conta, atualmente, com três defensores públicos.

Durante a reunião, foi destacado o papel fundamental da Defensoria Pública na garantia dos direitos dos presos e na celeridade dos processos judiciais. O encontro também abordou a necessidade de aumento no número de defensores públicos no presídio, de forma a ampliar o fluxo de atendimento na unidade.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou que a atuação da Defensoria Pública dentro das unidades prisionais é essencial para garantir que cada pessoa privada de liberdade tenha seu direito assegurado, sobretudo o direito à defesa. “Nossos defensores trabalham com o compromisso de assegurar a dignidade e o devido processo legal. Entretanto, é urgente a necessidade de reforçar nossa presença, com mais defensores atuando em todas as unidades prisionais da Paraíba. Isso contribuirá diretamente para a celeridade nos atendimentos e para a efetividade da justiça”, pontuou a DPG.

O diretor do Presídio do Róger, Edmilson Alves (Selva), também destacou a importância da presença da Defensoria na unidade, reforçando a necessidade de ampliação da presença da instituição na unidade.

“Essa presença é fundamental porque o preso precisa da perspectiva do seu direito, ele precisa conhecer e exercer seus direitos, além de receber o acompanhamento jurídico. É preciso que a direção do presídio, o sistema penitenciário e a Defensoria estejam em sintonia para enfrentar os desafios do sistema. E nossa visita aqui busca justamente compartilhar as dificuldades e encontrar soluções conjuntas para melhorar o atendimento, as condições estruturais e, acima de tudo, ampliar o número de defensores públicos nas unidades prisionais da Paraíba, para que a gente possa melhorar o fluxo de atendimento aos privados de liberdade”, disse o diretor do Róger.

A coordenadora Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos Defensores (as) nos Estabelecimentos Penais (Caep/DPE), Waldelita Cunha, ressaltou o empenho da equipe da DPE-PB que atua no sistema penitenciário como um todo: “Os defensores públicos têm trabalhado com muito comprometimento para suprir as demandas de um sistema sobrecarregado. Mesmo diante da falta de profissionais, esses defensores se dedicam a garantir que cada pessoa privada de liberdade tenha acesso à justiça e ao tratamento digno que a lei assegura. Nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento e buscar soluções que reduzam o impacto dessa carência”, disse. Waldelita destacou, ainda, a importância do projeto Porta de Entrada, que atende, toda terça-feira, os presos recém-chegados ao presídio do Róger.

Também participaram do encontro o corregedor-geral da DPE-PB, Coriolano Sá, a coordenadora Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos Defensores (as) nos Estabelecimentos Penais (Caep/DPE), Waldelita Cunha, a promotora Isamark Leite Fontes, entre outros presentes.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.