Defensoria debate com Corregedoria Geral de Justiça ampliação de direitos para a população trans

Uma reunião entre membros da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) e da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba debateu, na última segunda-feira (19), meios para ampliar o acesso a direitos à população trans no estado. A comitiva encabeçada pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, foi recebida pelo corregedor geral de Justiça, Carlos Beltrão.

Entre as pautas apresentadas, discutiu-se a necessidade de garantir a gratuidade integral no processo de alteração de nome e gênero para pessoas trans não binárias. A defensora pública Remédios Mendes, coordenadora da Diversidade, destacou que, embora o provimento 73/2018 estabeleça a gratuidade, alguns documentos exigidos são pagos, o que cria barreiras para os assistidos da Defensoria. Mendes ressaltou a importância de encontrar uma solução que viabilize esse processo de forma acessível e sem custos adicionais efetivando o direito da alteração de nome e gênero.

A defensora geral acrescentou a importância do diálogo e da colaboração entre as instituições. Madalena destacou que essa iniciativa não apenas facilita o acesso à justiça para a população vulnerabilizada, mas também contribui para a resolução de questões de forma mais rápida e eficaz, evitando litígios judiciais.

O Corregedor geral Carlos Beltrão expressou satisfação em receber a Defensoria Pública, destacando a importância do trabalho conjunto em prol daqueles que mais precisam. “As portas estarão sempre abertas para a Defensoria e para todos que nos procurarem com esse objetivo. Estamos empenhados em colaborar e ajudar”, afirmou.

Também participaram da reunião o corregedor geral e o corregedor adjunto da DPE-PB, Coriolano Sá e Argemiro Figueiredo, respectivamente, e o juiz corregedor do TJPB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior.

TAC – Após a reunião, a DPG Madalena Abrantes participou de uma solenidade de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta envolvendo diversos órgãos, sobretudo as Prefeituras de João Pessoa e Santa Rita. A iniciativa visa regularizar a situação de mais de 3,5 mil famílias proprietárias de terrenos no loteamento Jardim das Palmeiras, localizado na divisa dos dois municípios.

Por Larissa Claro 

Mais notícias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.