Defensoria amplia convênios com universidades para contratar estagiários

Por: Larissa Claro e Matheus Wendell* – Publicado em: 21.08.2019

 

Em todo o Estado, 130 estudantes de universidades conveniadas estagiam nas unidades da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), reforçando o atendimento ao público e os setores administrativos da Instituição. Só este ano, seis novos convênios foram firmados com universidades públicas e instituições de ensino superior. São elas: Fafic, Unipê, Pitágoras, Facet, FPB e UFCG.

De acordo com o defensor-público geral da Paraíba, Ricardo Barros, a Defensoria Pública está entre os órgãos públicos com o maior número de convênios com universidades, o que demonstra a importância da Instituição, especialmente para a prática do Direito. “Todos os reitores e diretores desejam firmar parceira com a Defensoria Pública e o motivo é simples: nós somos a instituição com a melhor prática jurídica porque atuamos em todos os ramos do Direito, seja civil, criminal, de família ou da fazenda pública. Por isso tantas faculdades nos procuram e nós temos o maior prazer em abrir as portas para os estudantes”, disse o DPG.

Ao todo, 16 instituições de ensino da Paraíba são conveniadas com a DPE-PB, contudo, conforme explica a responsável pelos contratos na DPE, Luana Kelly, apenas o convênio com a Universidade Federal da Paraíba abrange todos os cursos. Os demais contratos são específicos para o curso de Direito. Dos 130 estagiários remunerados da DPE, 69 atuam nas comarcas da Grande João Pessoa e 61 estão distribuídos pelo interior do Estado.

Estudante do 7º período de Direito na UFPB, Swyenne Firmino chegou à Defensoria Pública este mês para atuar nos Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) e no Núcleo Especial de Direitos Humanos (Necid). “Já estou fazendo algumas ações e isso serviu para confirmar o que eu quero, que é me preparar para seguir carreira como defensora pública”, disse a estudante, que também participa de um projeto de pesquisa e  extensão na universidade vinculado ao Centro de Referência em Direitos Humanos.

A colega de setor Natália Lins da Silva também é oriunda do curso de Direito da UFPB e celebra os seis meses como estagiária da DPE. “Sempre achei a participação da Defensoria no Estado e no âmbito jurídico muito importante e quando surgiu a vaga pude me candidatar para fazer parte dos dois núcleos, então, além de expandir a minha experiência com causas do consumidor, ia pegar causas maravilhosas relativas aos Direitos Humano. Fazer parte da DPE é muito gratificante e muito importante para a escolha profissional que farei no futuro”, disse a estudante.

*Estagiário

 

 

Mais notícias