Convênio vai agilizar demandas envolvendo investigação de paternidade

Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 13.12.2019

 

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) firmaram na última quinta-feira (12), no Núcleo de Atendimento da DPE de João Pessoa, localizado no prédio da antiga Faculdade de Direito, um Termo de Cooperação Técnica que viabilizará o encaminhamento de pessoas atendidas pela Defensoria Pública, com demandas de investigação de paternidade ou maternidade, diretamente para o Núcleo de Promoção da Paternidade Nome Legal (Nupar), do MPPB.

A medida evitará a judicialização, além de proporcionar celeridade na resolução das demandas. Isso porque o Ministério Público, por meio do Nupar – núcleo vinculado às promotorias da Família do estado – possui mecanismos extrajudiciais para resolução desse tipo de conflito, incluindo parceria com o Hemocentro, para a realização de exame de DNA gratuito e sem necessidade de ordem judicial.

EXPERIÊNCIA EXITOSA – A iniciativa foi inspirada na experiência exitosa denominada “Paternidade Responsável” promovida recentemente no Parque Sólon de Lucena pelo Núcleo Especializado da Criança e do Adolescente (Neca) da DPE-PB, que tem à frente o defensor público Antônio Nery, que defendeu em posterior encontro o estreitamento da parceria institucional.

ALCANCE SOCIAL– O defensor público-geral Ricardo Barros e o procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico foram uníssonos em destacar o alcance social da parceria, que evitará a sobrecarga de processos no Judiciário, que está já assoberbado. Na ocasião, Ricardo Barros aproveitou para agradecer à UFPB pela cessão do prédio histórico que agora abriga o Núcleo de Atendimento da Capital, onde há, em média, 200 atendimentos diários.

O convênio também foi enaltecido pelo professor da disciplina de Prática Jurídica da UFPB, Fábio Bezerra, que agradeceu a oportunidade das parcerias com a Defensoria Pública, onde os estudantes fazem o atendimento inicial da população nas sedes do Centro e de Mangabeira, e com o Ministério Público, pois está em trâmite Termo de Cooperação, a fim de possibilitar estágios em vários setores do Ministério Público, inclusive no Nupar.

PLANO DE TRABALHO 
– Ao final da solenidade, houve a explanação dos detalhes do Termo de Cooperação e apresentação de Plano de Trabalho pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Cíveis e de Família, promotora de justiça Liana Espínola. Ela falou ainda, sobre o funcionamento do Nupar e do Projeto Presente, que está sendo implementado em parceria com a DPE e com a UFPB no Fórum de Mangabeira, a fim de trazer soluções extrajudiciais a conflitos familiares, envolvendo crianças e adolescentes vítimas de alienação parental, abandono afetivo ou quebra de vínculos familiares em geral.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.