A Campanha do Agasalho 2025, promovida pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), distribuiu mais de mil itens entre cobertores, mantas e roupas adultas e infantis a projetos que atendem pessoas em situação de rua e em condição de vulnerabilidade social. Ao todo, sete iniciativas de João Pessoa foram contempladas. Nesta quarta-feira (1º), foi entregue doações ao grupo Segunda Solidária, da Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada no bairro Bancários.
A entrega aconteceu na sede da Defensoria, no bairro Tambiá, com a presença da defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes, da ouvidora-geral da DPE-PB, Inise Machado, e da integrante do Segunda Solidária, Andreza Paiva.
Na ocasião, Andreza destacou o trabalho realizado pelo projeto e a importância da campanha. “Recebemos doação de cobertores e roupas para serem distribuídos em nossas ações. A carência é grande, e as pessoas pedem especialmente cobertores. O envolvimento da Defensoria em ações sociais é fundamental, pois amplia o acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo com que elas também se sintam amparadas por esta casa”, pontuou Andreza. O grupo realiza atividades solidárias todas as segundas-feiras à noite.
Inise Machado agradeceu a participação da sociedade e das instituições parceiras. “Fizemos uma campanha com prazo determinado, mas ela precisou ser prorrogada devido à grande adesão. Tivemos a participação de toda a Defensoria e de importantes parceiros, em especial a EPC e o Rotary Club. Com as doações, conseguimos atender diversos projetos sociais”, comemorou.
Além do projeto Segunda Solidária, também foram contemplados: a Casa Mãe da Ternura, espaço de acolhida para pessoas em situação de rua, pertencente à Comunidade Católica Filhos da Misericórdia; o Rotary Club; a ONG Missão: A Ordem é Caridade; o projeto Multiplicação, de evangelização nas ruas; o projeto Escolinha Sonho de Criança e a Comunidade São José.
SOBRE A CAMPANHA – A Campanha do Agasalho 2025 foi lançada em julho e prorrogada até agosto. A iniciativa contou com o apoio do Rotary Club, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e da Pastoral do Povo da Rua, além do suporte do Comitê Intersetorial da Pessoa em Situação de Rua e da Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado.
Texto: Felipe Bezerra
Fotos: Roberto Marcelo