Dia do Defensor Público é celebrado neste domingo, 19 de maio

Por: Ascom – Publicado em: 19.05.2019

 

Seja como advogado de ofício, seja como membro de carreira da Defensoria Pública, o “defensor dos pobres” está presente na vida dos paraibanos há 60 anos. Assim, a Paraíba é um dos Estados com mais tempo de assistência judiciária gratuita na Federação, o que faz a celebração do próximo domingo (19), Dia do Defensor Público, ser ainda mais especial. Em todo o Estado, são 235 defensores ativos e – embora haja déficit de mais de 80 cargos – só em 2018 a Defensoria Pública realizou 183.021 procedimentos, um recorde na Instituição.

Durante todo o mês de maio, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) está realizando uma série de eventos para marcar a data. Debates sobre a legitimidade da Defensoria Pública nas questões de tutela coletiva; a violência contra a mulher; a defesa dos direitos da comunidade LGBT; capacitação na proteção à criança e ao adolescente são temas de atividades já realizadas pelas coordenadorias do Núcleo de Direitos Humanos da DPE e a da Escola Superior.

Para o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, a atualização e capacitação dos defensores é atividade primordial na gestão da Instituição. “Só assim, com uma política combativa de preparação intelectual e aprimoramento funcional, a população mais carente do Estado, aquele que mais precisa, estará bem assistido e terá o seu direito de defesa preservado”, disse o defensor geral.

HISTÓRIA DA DPE-PB – Oficialmente, o órgão estadual responsável pela assistência judiciária gratuita à população na Paraíba começou a funcionar no dia 20 de abril de 1959. Na época, era ligada à Justiça Estadual, como previa a Lei nº 2.067/59, conhecida como Lei de Organização Judiciária. Após a criação por força de lei, passou a ser conhecida como Advocacia de Ofício, vinculada ao Poder Judiciário.

Doze anos depois, no dia 17 de fevereiro de 1971, com a concepção da Lei de Organização do Ministério Público, especificamente a Lei Complementar nº 01/71, a Advocacia de Ofício ficou atrelada ao Ministério Público. Em 26 de novembro de 1980, a Lei 4.192, de 26 de novembro de 1980, sancionada pelo então governador Wilson Braga, determinou que a Advocacia de Ofício integraria a estrutura organizacional da Procuradoria Geral do Estado, órgão do Poder Executivo Estadual, funcionando como Coordenadoria de Assistência Judiciária.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.