Por: Larissa Claro – Publicado em: 10.05.2018
Em razão dos altos índices de violência doméstica e feminicídio registrados em todo o país, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPPB) realiza nestes dias 10 e 11 de maio um curso de capacitação para criação de grupos reflexivos de homens autores de violência.
Ministrado pelo servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), João Domingues Wesley, o curso se destina a defensores públicos e servidores que atuam no núcleo de violência doméstica, juízes e promotores de justiça que atuam no Juizado de Violência Doméstica, assim como assistentes sociais e psicólogos.
O curso é o primeiro passo da DPPB na implementação de um projeto restaurativo, que propõe a participação de agressores em rodas reflexivas de conscientização e educação, a fim de evitar o crescimento dos casos de violência doméstica no estado da Paraíba.
O palestrante lembra que uma das funções institucionais da Defensoria Pública é proteger os direitos humanos e as mulheres vítimas de violência e ressalta que apenas a punição dos agressores não tem se mostrado a forma mais eficaz de combate, “necessitando de forte trabalho de conscientização e educação pelos órgãos estatais”.
Em todo o país, os indicadores de casos de violência doméstica são alarmantes. Pesquisas recentes mostraram que o Brasil ocupa o 5º lugar, entre 83 países com dados semelhantes, em casos de feminicídio.
Fonte: Ascom DPPB