Por: Ascom-DPPB – Publicado em: 26.10.2017
Adolescentes curiosos e professores atentos à discussão. Foi num clima de muita harmonia com a comunidade escolar que o defensor público Filipe Pinheiro Mendes ministrou mais uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas. A atividade aconteceu na última quarta-feira (25), na Escola Estadual Pedro Targino, em Cacimba de Dentro, município localizado a 170 Km de João Pessoa.
O trabalho faz parte do projeto P.A.R.E. (Prevenção, Ajuda e Reabilitação de usuários de Entorpecentes), desenvolvido pela Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink). A organização não-governamental agora conta com o apoio da Defensoria Pública da Paraíba para promover debates em escolas do Brejo e Curimataú paraibano com o objetivo de prevenir o uso de entorpecentes
.
“Os alunos estão demonstrando interesse nas palestras, inclusive quanto ao aspecto crítico do tema, que é a descriminalização das drogas. Fui questionado sobre isso em todas as oportunidades. No dia do evento, estava ocorrendo uma feira do conhecimento na escola. Cada sala de aula se transformou em um espaço onde eram expostas palestras pelos alunos sobre temas variados. Uma das salas foi disponibilizada para o Projeto Pare”, explicou o defensor público Filipe Pinheiro.
Ele também disse que aproveitou para falar sobre o papel da Defensoria Pública, explicando aos adolescentes que a assistência jurídica gratuita é um direito dos cidadãos que não têm condições de pagar pelo serviço particular de um advogado.
Nas palestras, Filipe Pinheiro aborda as consequências jurídicas mais comuns relacionadas ao uso e comercialização de drogas, tratando de causas, efeitos e penalidades.