O cuidado com a saúde mental foi o tema central da palestra que abriu a programação do Setembro Amarelo da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), na tarde desta terça-feira (2). O encontro foi conduzido pela psicóloga Vanilda Luna e a equipe de Psicologia da instituição e reuniu membros, servidores e estagiários na sede da instituição, em João Pessoa.
A abertura foi feita pelo subdefensor público-geral institucional, Ricardo Barros, que destacou a importância de espaços de reflexão sobre saúde mental e prevenção no ambiente institucional. Para o subdefensor, momentos como esse fortalecem não apenas o cuidado individual, mas também as relações interpessoais no ambiente de trabalho, favorecendo a construção de uma instituição mais saudável e acolhedora.
Durante a palestra, a psicóloga Vanilda Luna ressaltou a relevância da iniciativa: “Esse evento tem uma finalidade muito importante porque nos lembra da necessidade de prevenir e cuidar da saúde mental, que é tão essencial para o ser humano. Muitas vezes, as pessoas dão atenção apenas à saúde física e deixam a mental em segundo plano, quando ambas devem caminhar juntas”, afirmou a psicóloga.
Além de Vanilda Luna, a palestra contou com a participação da psicóloga Juliana Feitas e das estagiárias de pós-graduação da DPE-PB: Camila Suassuna, Dálete Cabral, Ingridy Leite, Larissa Nunes, Marianny Ramalho, Thaís Pedrosa e Yasmin Lira.
Na ocasião, foram abordados temas como a importância da prevenção em saúde mental, estratégias e hábitos de autocuidado, o combate ao estigma em torno das doenças psicológicas, além do impacto das nossas emoções no cotidiano e orientações sobre a valorização da vida.
Texto: Felipe Bezerra
Fotos: Roberto Marcelo