A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), por meio do Núcleo Especial de Saúde (NES), volta a alertar a população sobre a atuação de golpistas que têm se passado por representantes da instituição para aplicar fraudes em assistidos. O golpe envolve a cobrança de taxas para suposta liberação de valores para compra de medicamentos ou realização de procedimentos médicos.
A coordenadora do NES, Remédios Mendes, gravou um vídeo, que pode ser assistido no final da matéria, sobre como os golpistas têm agido. “Primeiro, eles mandam uma mensagem dizendo ser da Defensoria Pública, informando que nosso assistido ganhou ação e que precisa dos dados bancários para fazer o depósito daquela quantia requerida para a compra do medicamento ou do procedimento. Depois, eles pedem um pix, dizendo que essa quantia é para a liberação daquele dinheiro”, explica Remédios Mendes.
A defensora reforça que nenhum valor que foi requerido para a aquisição de medicação ou para a realização de procedimento é depositado na conta do assistido ou da Defensoria Pública. “Esse dinheiro vai diretamente para a empresa que irá fornecer o medicamento ou o procedimento”, esclarece.
Ela alerta: “Quando você receber essa mensagem dizendo que é da Defensoria Pública, informando que você ganhou a ação, o processo e que esse dinheiro, essa quantia vai ser depositada na sua conta, não acredite. É golpe, é fraude”, ratifica.
Clique aqui para assistir ou baixar o vídeo.
COMO DENUNCIAR – Casos suspeitos podem ser denunciados à Ouvidoria da DPE-PB pelo número (83) 98647-7712 (WhatsApp). O cidadão também pode procurar o núcleo da Defensoria onde foi atendido ou registrar a ocorrência na Delegacia de Defraudações da comarca correspondente.
Texto: Felipe Bezerra
Imagem: Freepik