Defensoria recebe visita de coordenadora do Fundo Positivo para dialogar sobre parcerias e políticas afirmativas

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta quarta-feira (16), a visita de cortesia da professora e arte-educadora Marina Reidel, coordenadora LGBTQIA+ do Fundo Positivo. A visita teve como objetivo conhecer de perto a atuação da Defensoria paraibana na promoção da cidadania da população LGBTQIA+ e dialogar sobre possíveis parcerias com a sociedade civil para o fortalecimento de políticas públicas afirmativas.

Marina foi recebida pela defensora pública geral, Madalena Abrantes, pela coordenadora de Diversidade da DPE-PB, Remédios Mendes, e pelo coordenador do Núcleo Regional de Cabedelo, Gerardo Rabello. Ela esteve acompanhada do presidente da ONG Iguais, Dell Félix.

Durante o encontro, a coordenadora do Fundo Positivo destacou a importância da atuação de instituições como a Defensoria, que garantem a efetivação de direitos de grupos historicamente vulnerabilizados.

“O Fundo Positivo tem esse papel de fomentar e construir parcerias com a sociedade civil, mas também vê com muito bons olhos o diálogo com instituições como a Defensoria Pública. Isso nos ajuda a construir políticas afirmativas em contextos onde, muitas vezes, o Estado não cumpre plenamente o seu papel. Através dessas parcerias, a gente consegue atingir o objetivo que é tornar a vida das pessoas melhores”, afirmou Marina Reidel.

Segundo Remédios Mendes, a experiência de Marina com Defensorias de outros estados também contribuiu para um intercâmbio de práticas e ideias. “Ela veio conhecer de perto o trabalho que a DPE-PB realiza, especialmente no que diz respeito à população LGBTQIA+. Sua experiência com projetos em diferentes estados é muito enriquecedora para nós”, destacou a coordenadora de Diversidade da DPE-PB.

A visita ainda contou com as presenças do corregedor-geral e da ouvidora da DPE-PB, Coriolano Sá e Inise Machado.

Texto: Larissa Claro

Mais notícias