A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, é uma das convidadas da roda de diálogo promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) de João Pessoa, nesta quinta-feira (29). O evento marca o encerramento da campanha de combate à violência contra as mulheres, “Agosto Lilás – Por Elas, Não se Cale”.
O evento vai acontecer a partir das 9h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em Água Fria, com a presença de várias autoridades da causa feminina local e nacional. As atividades se estenderão até o meio dia.
Com a mediação da secretária e da secretária executiva de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins e Juliana Dantas, respectivamente, Madalena dividirá a mesa com a delegada e coordenadora das DEAMs, Maria Sileide Azevedo; a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba e juíza de Cabedelo, Graziela Queiroga; a professora da UFPB, Glória Rabay; e a professora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia Barbosa.
“O combate à violência doméstica é um dever de toda a sociedade. Nós, na Defensoria Pública, estamos empenhados em oferecer assistência jurídica gratuita e de qualidade, garantindo que todas as mulheres em situação de violência tenham seus direitos protegidos”, ressaltou Madalena Abrantes.
A DPG lembra, ainda, que a Defensoria realiza um projeto pioneiro no estado, com a formação de grupos reflexivos de autores de violência. O trabalho consiste no atendimento a homens e mulheres implicados na Lei Maria da Penha e que respondem a medidas cautelares. “Trata-se de uma intervenção que têm como objetivo trabalhar com indivíduos que cometeram atos de violência doméstica, ajudando-os a refletir sobre seus comportamentos, entender as causas e consequências de suas ações, e promover mudanças de atitude para evitar a reincidência”, explicou Madalena.
Por Larissa Claro