Defensoria abre neste sábado em João Pessoa, Campina e Patos para mutirão de reconhecimento de paternidade

A Defensoria Pública da Paraíba estará de portas abertas neste sábado (17) por um motivo muito especial: o mutirão de reconhecimento voluntário de paternidade “Meu pai tem nome”. O Dia D de atendimento acontece em todo país, realizado simultaneamente pelas Defensorias Públicas estaduais. Na Paraíba, o evento acontece das 8h às 12h, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

O programa idealizado pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) chega à terceira edição este ano, sempre com o objetivo incentivar o reconhecimento da paternidade e garantir a crianças e adolescentes a filiação completa no registro de nascimento.

Além de sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para o reconhecimento espontâneo biológico (quando não é preciso fazer o exame) e o reconhecimento socioafetivo (para quem tem a partir de 12 anos e existe o vínculo afetivo), será possível realizar o exame gratuito de DNA em caso de dúvida. A coleta será realizada nas três cidades pelo Hemocentro, que é um parceiro da DPE-PB desde o início do programa.

Este ano, o mutirão também vai contar com a presença do Programa Cidadão para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de crianças e adolescentes A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e é uma medida preventiva para evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes.

Em Patos, a DPE fica localizada na Rua Fenelon Bonavides, 285, Brasília

DIREITO À FILIAÇÃO – De acordo com o defensor público Rodrigues Júnior, o evento será uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação. “A ausência do pai no registro pode acarretar à criança, além da ausência do conhecimento da sua ancestralidade, a perda de direito à pensão alimentícia do pai, direitos previdenciários e mesmo direitos hereditários já que a criança fica impossibilitada de executar sua herança. Por isso é tão importante ter o nome do pai registrado”, ressaltou o defensor público.

Em Campina, o Núcleo da DPE fica na Av. Barão do Rio Branco, 188, Centro

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para participar do mutirão, os interessados devem apresentar RG e CPF (pai e mãe), Certidão de nascimento do filho a ser reconhecido, Comprovante de endereço. No caso da solicitação da nova Carteira de Identidade, os pais também devem apresentar e RG (se houver) e CPF da criança

ONDE NOS LOCALIZAR – Em João Pessoa, o mutirão vai acontecer no Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá. Já em Campina e Patos, os atendimentos vão ocorrer no Núcleo Regional de Atendimento da DPE-PB: Av. Barão do Rio Branco, 188, Centro, em Campina Grande, e na Rua Fenelon Bonavides, 285, Brasília, na cidade de Patos.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.