A defensora pública Maria dos Remédios Mendes, recebe nesta sexta-feira (14), o título honorífico de Cidadã Pessoense concedido pela Câmara Municipal de João Pessoa. A solenidade acontece às 14h, no plenário da Casa Napoleão Laureano. A honraria foi uma propositura do vereador Marcos Henriques.
Natural da cidade de Sousa, Remédios é coordenadora do Núcleo de Saúde (NES) e da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate à Homofobia da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). É formada em Direito e Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).
Possui vasta atuação na defesa dos direitos humanos, especialmente no acesso ao direito à saúde para as pessoas hipossuficientes e na defesa da diversidade no Estado. Através do seu trabalho junto à DPE-PB, promoveu o casamento coletivo de 32 casais homoafetivos da Paraíba, além de ter realizado um mutirão de retificação de prenome e gênero voltado à população trans do Estado, intitulado “Meu Direito Começa Pelo Nome”. A iniciativa contou com edições em João Pessoa, Cabedelo e Sousa.
O vereador Marcos Henriques ressalta a importância de entregar o título de Cidadã Pessoense à defensora pública, pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa durante os anos à frente do Núcleo de Saúde e da Coordenadoria da Diversidade.
“Remédios é conhecida pelo seu ativismo em prol dos direitos humanos, com ênfase no acesso ao direito à saúde e na defesa do direito à diversidade, contando com premiações como o Selo Iguais na Diversidade, concedido pela Associação Iguais LGBT+ da Paraíba, bem como com a condecoração de Madrinha Fundadora e Permanente da Coletiva de Estudos Transfeministas da Paraíba, em reconhecimento aos seus esforços na luta pela dignidade das pessoas trans do Estado”, destacou o vereador.
Por Daiane Lima