Um dia de festa e esperança para crianças e adolescentes que vivem acolhidos em seis instituições localizadas em João Pessoa. Assim foi a 6ª edição da Festa da Adoção, na última terça-feira (28) promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em parceria com a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) e o Ministério Público Estadual (MPPB). O evento aconteceu na casa de recepção Popótamus Buffet e reuniu 73 crianças e adolescentes à espera de adoção, algumas pessoas que estão aptas a adotar e outras que já passaram pelo processo de adoção
A defensora pública do Núcleo Especial de Proteção à Infância e da Juventude (Nepij), Elza Régis de Oliveira Lima, participou do evento. Ela destacou a importância da iniciativa para a promoção do encontro entre famílias que buscam adotar e crianças e jovens que necessitam de um lar e ressaltou o papel da Defensoria nos processos de adoção. “Nós recebemos os pais que querem adotar, orientamos sobre a documentação necessária e instruímos sobre os passos para a adoção. Adotar é ter um filho, é o amor, no qual a pessoa que adota vai dá uma chance de vida a uma criança, de reviver em uma família, com amor, carinho e todos os direitos, destacou. e ressaltou o papel da Defensoria nos processos de adoção.
A ‘Festa da Adoção’ tem o intuito de despertar o amor entre pretendentes e crianças e jovens que esperam por um lar, integrando a programação do ‘Mês da Adoção’ (Maio) promovida pelo Poder Judiciário. O evento faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional da Adoção, celebrado no dia 25 de maio e está ligado à campanha de incentivo à adoção ‘Não resista ao Amor, Adote’.
Para o magistrado da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet Porto, realizar o encontro foi um motivo de alegria e satisfação, já que proporcionou uma aproximação entre os adotantes e as crianças e jovens. “Nosso maior objetivo, não é só o momento lúdico, mas que as pessoas, sobretudo aquelas que estão no Cadastro Nacional de Adoção, conheçam as crianças, se sensibilizem, tenham essa possibilidade de vê que nem só bebês estão passíveis de adoção e que se pode adotar uma criança maior, um adolescente. É este o nosso desafio”, enfatizou o magistrado.
APOIO – A ‘Festa da Adoção’ contou com o apoio da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Coinju), da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e o Centro Integrado de Ações Comunitárias pela Vida (Cicovi).
PARTICIPANTES – Também prestigiaram o evento as magistradas auxiliares da Presidência do Tribunal de Justiça, Michelini Jatobá e Lua Yamaoca, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, de entidades apoiadoras, a equipe da 1ª Vara da Infância e Juventude e convidados.
Daiane Lima, com informações do TJPB
Fotos: Ednaldo Araújo (TJPB)