Convidada pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM), a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou do curso de capacitação para 35 guardas civis metropolitanos que integram a Ronda Maria da Penha. O evento aconteceu no último dia 16, no auditório do Paço Municipal, e contou com a equipe do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da DPE-PB.
Na oportunidade, a assessora jurídica Eliomara Abrantes e a psicóloga Vanilda Luna foram convidadas a contribuir com o módulo “Direitos das Mulheres e Fortalecimento da Rede de Apoio e Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher”.
A palestra da DPE-PB abordou os tipos de violência contra a mulher e o trabalho desenvolvido pelo Nudem, com destaque para os projetos “A-colher”, que assiste mulheres vítimas de violência e seus familiares, e “Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência”, que promove a desconstrução de comportamentos agressivos e promoção de uma cultura de respeito e igualdade às mulheres.
A equipe também apresentou pontos cruciais no combate à violência doméstica, com ênfase a condutas consideradas abusivas, mas que ainda não são tipificadas criminalmente. “Foi uma honra participar do evento e esperamos continuar colaborando com esta causa”, ressaltou Vanilda.
A capacitação para guardas civis metropolitanos ocorre duas vezes por ano, e busca qualificar os agentes para atender de forma acolhedora e especializada às mulheres vítimas de violência assistidas pela Ronda Maria da Penha. A Defensoria Pública é um dos órgãos atuantes na proteção a essas mulheres no Estado, prestando assistência jurídica, psicológica e social àquelas que sofrem com a violência doméstica e familiar.
PROGRAMAÇÃO – Além das palestras realizadas pelo Nudem da DPE-PB, o curso também contou com apresentações sobre primeiros socorros, descumprimento de medida protetiva e informações sobre a rede de apoio às mulheres vítimas de violência no âmbito do município.
Por Daiane Lima