O Presídio Padrão de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, recebeu no último dia 9 a Coordenadoria Administrativa de Execução Penal (Caep) da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). A visita aconteceu menos de 15 dias depois que uma rebelião foi registrada na unidade, que passa atualmente por uma intervenção.
Durante a inspeção, a coordenadora da Caep, Waldelita Cunha, realizou entrevistas coletivas com todos os presos, conversou com o diretor do presídio, Adailde José dos Santos Sousa, o secretário executivo de Administração Penitenciária (Seap), João Paulo Ferreira de Barros, o Juiz Corregedor, Carlos Neves, e a equipe médica que atende na unidade. Os espaços comuns, como cozinha e salas de atendimento, também foram inspecionados.
O presídio de Cajazeiras conta com dois defensores designados: Vicente Alencar e Luiz Humberto. Este acompanhou a coordenadora da Caep durante a visita. De acordo com Waldelita, a atual direção já normalizou a rotina dos presos com a padronização de procedimentos.
Por Larissa Claro