A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, foi homenageada nesta segunda-feira (11), pela Câmara Municipal de João Pessoa, com o diploma “Mulher Cidadã Ednalva Bezerra”. A honraria foi entregue a 23 mulheres de destaque da sociedade paraibana e pessoense durante sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março.
Na ocasião, o presidente da Casa Napoleão Laureano, vereador Dinho Dowsley, ressaltou o trabalho da defensora geral em favor do crescimento da Defensoria Pública do Estado e lembrou o convênio existente entre os órgãos, que mantém um posto de atendimento da DPE-PB aquele cidadão que procura à Câmara Municipal e que necessita de assistência jurídica gratuita”, ressaltou o parlamentar.
O vereador também se pronunciou em relação a entrega das homenagens: “A Câmara enxerga essas honrarias como forma de enaltecer e agradecer o trabalho que cada uma desempenha no nosso estado. É muito importante que elas sejam homenageadas todos os dias, não somente no dia dedicado a elas, que é o 8 de março. Desta forma, decidimos, através dessas mulheres de destaque, homenagear todas as mulheres”, afirmou.
Para Madalena Abrantes, a homenagem é fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido por toda a Defensoria Pública em defesa e proteção às mulheres e a todo cidadão e cidadã hipossuficiente que procura a instituição para garantir seus direitos. “Eu fico muito feliz em ser homenageada ao lado de tantas mulheres incríveis, mas esclareço que essa honraria pertence à Defensoria Pública e ao trabalho fundamental que a instituição desenvolve para o estado democrático de Direito, para o acesso à Justiça e para a garantia dos direitos humanos”, disse a DPG.
DIPLOMA – O presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley, assim como os vereadores Marcos Henriques (PT) e Marcílio do HBE (PRD) foram os autores das proposituras.
Além da DPG Madalena Abrantes, foram homenageadas na sessão pelo presidente da Casa a primeira dama do estado, Ana Maria Sales; a primeira dama de João Pessoa, Lauremília Lucena; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão; a senadora Daniella Ribeiro; a vereadora de Campina Grande Eva Gouveia; a vereadora Eliza Virgína; Maria de Lourdes Brito; Saionara Ferreira de Araújo; Maria Carmoniza de Lima; Maria Lusiara Costa Guimarães; a indígena Jaqueline Angelina da Silva; Josefa Pereira de Santana; a diretora do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro; além da diretora do Procon Estadual, Késsia Liliana.
As homenageadas escolhidas pelo vereador Marcos Henriques foram a irmã Cleide Fontes, que possui uma vida dedicada às pessoas mais humildes; a enfermeira Fabíola Moreira Casimiro e Dayane de Freitas. Já o vereador Marcílio homenageou Marielza Rodriguez de Araújo; a jornalista Sony Lacerda e Janete Lins Rodrigues.
Por Larissa Claro