Ampliar os serviços realizados pelo Hospital de Trauma de João Pessoa e melhorar a assistência à saúde para a população paraibana foram os assuntos tratados durante uma reunião entre a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) e a direção da unidade hospitalar, na manhã desta terça-feira (6), na sede da DPE-PB. O encontro reuniu a Administração Superior da DPE-PB e serviu para reforçar a parceria entre as instituições no cumprimento das obrigações constitucionais.
Para a defensora geral da Paraíba, Madalena Abrantes, diálogos como esse são essenciais para o trabalho da Defensoria Pública, que tem uma atuação extrajudicial tão importante quanto na judicialização dos casos. “Essa atuação extrajudicial é crucial para promover a resolução de conflitos de forma ágil, eficiente e menos onerosa, garantindo o acesso à justiça e a proteção dos direitos dos mais vulneráveis fora do ambiente litigioso dos tribunais. O Hospital de Trauma é um grande parceiro da Defensoria e da população paraibana como um todo”, destacou Madalena.
A coordenadora do Núcleo Especial de Saúde (NES/DPE-PB), Maria dos Remédios Mendes, ressaltou que o diálogo beneficia a sociedade, uma vez que o hospital é referência em atendimento de emergência para pessoas acidentadas, mas também realiza cirurgias eletivas.
“Muitas pessoas nos procuram por conta de cirurgias que são adiadas porque outros procedimentos precisaram ser realizados com urgência. E nós sabemos que, se precisarmos judicializar, o paciente não conseguirá realizar o procedimento de forma rápida, podendo até sofrer danos permanentes. Por isso, buscamos primeiro acordos extrajudiciais para resolver as questões de saúde”, explicou Remédios.
Durante a reunião, o diretor-geral do Trauma, Laecio Bragante, destacou a relação de respeito que mantém com a Defensoria Pública e aproveitou para pedir apoio por mais recursos para a unidade hospitalar. A intenção é que as verbas solicitadas ao Poder Legislativo sejam utilizadas para ampliar salas de cirurgias, agilizando, assim, o atendimento para pacientes com procedimentos previamente agendados.
“Essa parceria sempre foi muito boa e está melhorando cada vez mais. Saímos daqui com a esperança renovada porque esse apoio (da Defensoria) vai chegar até a Assembleia Legislativa. Sabemos que o hospital público tem que servir com excelência, rapidez e humanização e esse é o tripé que nos apoia”, afirmou.
Por Larissa Claro e Thais Cirino