Defensoras da PB participam de reuniões em Brasília e discutem políticas públicas com o Governo Federal

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) tem colaborado com as políticas públicas implementadas pelo Governo Federal nas áreas de direitos humanos e de promoção e defesa dos direitos da mulher. Na última semana, as defensoras públicas Fernanda Peres e Raíssa Palitot, coordenadoras do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (Necidh) e do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), respectivamente, estiveram em Brasília para participar de reuniões nos Ministérios, além das reuniões temáticas do Colégio Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Condege).

A 2ª Reunião Ordinária da Comissão de Direitos Humanos do Condege aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro, na Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).  Entre os temas da pauta, a política voltada à defesa da população em situação de rua, o protocolo de defesa dos direitos humanos de vítimas de violência policial e uma proposta de monitoramento para as decisões internacionais.

Com o secretário nacional de Acesso à Justiça (Saju), Marivaldo Pereira, a comissão discutiu, entre outros temas, política habitacional e remoção forçada. “Demandamos à Saju, que é um órgão do Ministério da Justiça, reuniões para construção de políticas públicas com outros órgãos do Estado”, pontuou Fernanda Peres. As reuniões em Brasília seguiram no Ministério dos Direitos Humanos com a coordenação do PopRua, sobre projetos, violência, saúde mental, fortalecimento das relações com o Poder Público para ampliar políticas públicas em favor das pessoas em situação de rua, e da Secretaria Nacional LGBTQIA+, sobre ações que visam a retificação do prenome no registro.

DEFESA DA MULHER – Na sexta-feira (29), o Condege reuniu a Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres para a 2ª Reunião Ordinária de 2023, também na sede da DPDF. Na pauta, discussões sobre proposição legislativa de alteração da Lei Maria da Penha no ponto que trata sobre assistência qualificada à mulher em situação de violência; sobre a quantificação de valor indenizatório nos casos de violência doméstica e familiar, feminicídio tentado e consumado; entre outras propostas.

No mesmo dia, a comissão se reuniu com a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, e a diretora de Proteção de Direitos, Aline Yamamoto. Na pauta, a atuação da Defensoria nas Casas da Mulher Brasileira; a implementação da lei federal que cria o Auxílio Moradia para mulheres em situação de violência doméstica e familiar; a alteração da Lei Maria da Penha; e a proposta de convênio entre as Defensorias e o Ministério das Mulheres para colocar em prática em todo o país o projeto Procura-me, desenvolvido pela Defensoria Pública de Minas Gerais.

No dia anterior, a defensora Raissa Palitot ainda participou da Mesa Redonda “Assistência Qualificada às Mulheres em Situação de Violência”, promovida pela DPDF e Condege para debater estratégias para o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.