DPE recebe visita da presidente da ANADEP para debater fortalecimento da instituição

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta sexta-feira (12), a visita da presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, para debater o fortalecimento da instituição. Rivana, que é paraibana e atua como defensora pública no Acre, foi recebida pela defensora pública-geral, Madalena Abrantes, e pelos subdefensores Ricardo Barros (Institucional) e Sylvio Porto (Administrativo), e pela coordenadora de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais (Caepep), Iara Bonazzoli.

“A ANADEP tem atuado de maneira fundamental pela valorização da nossa categoria e a visita de Rivana reforça o interesse nacional no fortalecimento das Defensorias de maneira geral, de modo a garantir à população o acesso gratuito à justiça”, avaliou Madalena Abrantes, lembrando que a Defensoria Pública é instituição permanente, prevista na Constituição Federal, essencial à função jurisdicional do Estado.

Durante a visita, a presidente da ANADEP salientou que a instituição esteve presente durante a campanha de valorização da categoria, realizada em agosto de 2023, que contou com o lançamento da Comissão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba.

“A ANADEP tem o olhar sob a situação das Defensorias em todo o país. Na Paraíba, o subsídio das defensoras e defensores é o menor do Brasil e isso precisa ser corrigido. A valorização da Defensoria Pública deve ser ampla, e a valorização remuneratória faz parte disso. Atualmente, há imensa disparidade com as demais carreiras do sistema de justiça no estado. E esperamos que essa situação seja corrigida. Além disso, tem sido importante  o diálogo  para nomear os novos defensores e defensoras e com isso ampliar os os quadros da instituição e poder cobrir todos os municípios”, destacou Rivana Ricarte.

Desde o ano passado, a DPE-PB luta para nomear 20 aprovados no segundo concurso da categoria e aguarda definição de orçamento para conseguir realizar a convocação. Mesmo assim, a instituição tem feito esforços para conseguir cumprir sua função jurisdicional. “É sempre bom vir à Defensoria Pública ver as melhorias físicas da instituição. Os defensores e defensoras da Paraíba trabalham muito para oferecer à população a melhor prestação de serviço que é possível e por isso devem ser valorizados”, acrescentou Rivana.

VALORIZAÇÃO – O fortalecimento da atuação das defensoras e dos defensores públicos do estado está na pauta da instituição e ganhou destaque nacional a partir do lançamento da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Fortalecimento das Defensorias Públicas dos Estados e da União, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Na Paraíba, entre os principais pleitos estão: cumprimento da Emenda Constitucional 80 (EC/80) que estabelece que toda comarca precisa da atuação de um(a) defensor(a) e cumprimento da Lei 10.380/14 que trata dos subsídios. Atualmente, a Defensoria Pública não dispõe de condições orçamentárias para suportar os encargos da tecnologia indispensável ao funcionamento da instituição.

Por Thais Cirino 

 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.