O vice-prefeito da cidade de Bayeux, Major Clecitoni, foi recebido nesta terça-feira (16) pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, na Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB). O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de estabelecer uma parceria que viabilize a instalação de um Núcleo de Atendimento da instituição na cidade.
Atualmente, os atendimentos da DPE-PB acontecem dentro do Fórum Juiz Inácio Machado de Souza, em sala cedida pelo Poder Judiciário da Paraíba.
A proposta visa aprimorar o atendimento oferecido à população, possibilitando que os serviços de assistência jurídica sejam oferecidos fora do ambiente do fórum, proporcionando mais conforto e privacidade aos assistidos, defensores e servidores. Além disso, um ambiente maior também permitirá à DPE-PB ampliar serviços na cidade, com atendimentos especializados a grupos vulneráveis, como mulheres, população LGBTQIA+, crianças e adolescentes.
A DPG Madalena Abrantes adiantou que a instituição já possui meios para a implantação de um Econúcleo ou Núcleo Ecológico (contêineres adaptados para o serviço de atendimento ao público) na cidade, a partir da destinação de emendas parlamentares federais. O recurso para este fim está garantido, contudo, a DPE-PB necessita de doação ou cessão de uso de um terreno para a implantação do equipamento, já que a instituição não tem orçamento para aquisição de um imóvel.
O vice-prefeito recebeu a destacou a importância da iniciativa, garantindo o atendimento ao pleito. “Essa pauta é excelente para nossa cidade. Brevemente, estaremos identificando um terreno público, municipal, possivelmente nas proximidades do fórum. Vamos coordenar com a defensora e agendar uma reunião com a prefeita. É crucial para os cidadãos de Bayeux contar com um Núcleo de Atendimento da Defensoria. Com essa nova sede, a cidade avançará significativamente”, ressaltou Major Clecitoni.
Madalena Abrantes elogiou a sensibilidade do gestor e ressaltou que a parceria demonstra o compromisso com a população, especialmente com os mais vulneráveis. “O avanço nessa parceria reflete o comprometimento conjunto da Defensoria Pública e da Prefeitura de Bayeux em promover a justiça e atender às necessidades da comunidade local”, pontuou Madalena.
Por Larissa Claro