DPE pede uso de câmeras corporais para agentes em ações envolvendo adolescentes

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) encaminhou ofício à Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social para que sejam disponibilizadas câmeras corporais aos agentes que atuam nas atividades de contenção e intervenção envolvendo adolescentes. O pedido visa à segurança institucional e preservação dos direitos e deveres dos envolvidos nas ocorrências.

A solicitação foi encaminhada pelo defensor público da 2ª Vara Cível da Comarca de Santa Rita, Antônio Nery, e abrange todas as Unidade de Internação de Adolescentes do Estado e as polícias Militar e Civil com atuação no município. Segundo o defensor, denúncias de práticas abusivas contra adolescentes motivaram o pedido, que tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No documento, o defensor destaca que “a segurança é primordial para todos os atores envolvidos no Sistema Prisional e Socioeducativo, sobretudo, nas atividades de custódia de presos da justiça que lhe são confiados”. Neste sentido, afirma que a direção da Unidade de Internação e as respectivas polícias Militar e Civil devem fazer o armazenamento das imagens e remetê-las junto com as ocorrências do Plantão ou do Auto de Prisão em Flagrante dos adolescentes.

Antônio Nery destacou ainda que o uso de câmeras já foi reconhecido como necessário pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “A Corte decidiu estabelecer o prazo de um ano para que as forças policiais de todos os entes da federação fossem aparelhadas com câmeras de áudio-vídeo acopladas a uniformes ou aos capacetes, o que, inegavelmente transparece o reconhecimento do Poder Judiciário quanto ao estado de coisas inconstitucional existente”, afirma.

Por Thais Cirino

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.