Clínica Escola da Maurício de Nassau receberá crianças e adolescentes encaminhados pelo NEPIJ

 

Um Termo de Cooperação firmado entre a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) e a Faculdade Maurício de Nassau possibilitará que crianças e adolescentes atendidas pelo Núcleo Especial de Proteção à Criança e à Juventude (Nepij) recebam  acompanhamento psicológico para ajudar a superar traumas de violências sofridas por elas. O documento foi assinado nesta sexta-feira (6), na Sede Administrativa da Defensoria.

O termo prevê o acompanhamento psicológico de até 20 crianças e adolescentes encaminhadas pelo Nepij. Elas serão atendidas por alunos do curso de Psicologia dos períodos finais do curso, supervisionados por professores da instituição de ensino e por uma psicóloga da Defensoria Pública. Os atendimentos serão realizados na Clínica Escola da faculdade, localizada na Av. São Paulo.

Para a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, parcerias como essa são fundamentais para garantir aos assistidos da Defensoria Pública um atendimento integral. “O trabalho da Defensoria Pública com crianças e adolescentes vítimas de violência já vai além da assistência jurídica, com uma escuta especializada feita por equipe multidisciplinar, contudo, em muitos casos, o acompanhamento psicológico é urgente e parcerias como essa são fundamentais, já que os serviços especializados ofertados pelo Estado estão sobrecarregados”, ressaltou a DPG.

O coordenador do Nepij, o defensor público Rodrigues Júnior, explica que a partir da escuta especializada, feita por psicólogos e assistentes sociais, é avaliada a necessidade de alguma medida de proteção para a criança ou adolescente em situação de violência. “Naquele momento, caso a equipe entenda que é necessário, que a criança está precisando de um acompanhamento psicológico, ela é encaminhada para os serviços especializados. Como a demanda está muito grande e o Estado não está conseguindo suportar, com agendamentos que chegam a quatro meses, a Defensoria sentiu a necessidade de fechar uma parceria com entes privados”, explicou o defensor.

O coordenador do curso de Psicologia da Maurício de Nassau, Juan Medeiros, destacou a importância do convênio para as duas instituições. Ele explicou que as crianças e adolescentes serão atendidas durante o estágio supervisionado por professores supervisores até o momento de receber alta. “É uma alegria firmar esse convênio com a Defensoria. A clínica vai atender 20 crianças e adolescentes inicialmente, mas já prevendo o aumento de vagas”, disse.

Por Larissa Claro

Mais notícias