Defensoria recebe visita de cortesia do deputado Branco Mendes

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), na Sede Administrativa da Defensoria Pública, a visita do deputado estadual Branco Mendes. Na ocasião, o parlamentar reforçou o compromisso com a instituição e se comprometeu a trabalhar pela redução do déficit de defensores públicos no Estado, que já deixa 28 comarcas desassistidas. Atualmente, o déficit chega a 133 defensores públicos.

Madalena explica que, embora a Defensoria Pública tenha realizado um concurso recentemente, o orçamento da instituição não permite a convocação dos aprovados.

“Este é um problema da Defensoria Pública, mas é também um grave problema para a maioria dos paraibanos, que não tem condição de contratar um advogado e procura a Defensoria Pública para lutar pelos seus direitos. O Legislativo tem um compromisso com a população vulnerável do nosso estado e é por isso que a gente tem esperança e confiança de que parlamentares, ao definirem o orçamento do estado para o próximo ano, terão um olhar diferenciado para a nossa instituição”, ressaltou a DPG.

Na segunda visita de Branco Mendes à DPE-PB este ano, o deputado reconheceu o papel fundamental da instituição, sobretudo na defesa dos que mais precisam, e se comprometeu a trabalhar para viabilizar a contratação dos aprovados. “Sempre digo que a Defensoria Pública ajuda justamente as pessoas menos favorecidas, e eu, como representante do povo na Assembleia Legislativa, não posso me furtar em procurar ajudar e fortalecer esse órgão tão fundamental para a nossa população”, salientou.

“Discutimos alternativas e colhemos sugestões para que o governo possa ampliar a parte orçamentária da Defensoria e, consequentemente, o órgão possa convocar parte daqueles que foram aprovados no concurso público e ainda não foram chamados por falta de um ajuste financeiro. Por isso, estou me prontificando levar essa pauta até o governador, para que possamos ter uma solução adequada e que contemple todos os interesses”, acrescentou o parlamentar, que é relator da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O subdefensor Administrativo, Sylvio Porto, a coordenadora de Planejamento, Orçamento e Finanças da DPE, Aquelina Montenegro, e assessores do parlamentar também participaram da reunião.

Por Larissa Claro 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.