A Defensoria Pública do Estado da Paraíba participou, nesta quarta-feira (30), do Fórum de Combate à Violência contra as Mulheres promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM). A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e a coordenadora do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), Raíssa Palitot, falaram sobre violência de gênero, machismo estrutural e os serviços especializados da DPE-PB no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Na fala de abertura, a DPG abordou episódios de machismo estrutural e institucional vivenciados no dia a dia da sua atividade profissional e que, desde muito nova, ainda criança, tinha consciência de que era preciso lutar para mudar a realidade.
“Infelizmente o machismo estrutural é uma realidade e precisa ser combatida todos os dias. É preciso que entendam que não queremos ser maiores, mas queremos igualdade de oportunidades com respeito às diferenças de gênero”, ressaltou.
Representando o NUDEM, a defensora Raissa Palitot conduziu sua palestra com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se pensar e construir estratégias de enfrentamento às violências de gênero a partir da raiz. “Que essas violência advém de uma estrutura patriarcal, que organiza a sociedade e coloca as mulheres numa posição de desprestígio, desprivilegio, de inferioridade, e que isso dificulta o acesso delas à empregabilidade, ao exercício da cidadania”, pontuou.
Raissa acrescentou que não é responsabilidade da mulher, sozinha, individualmente, lutar contra as violências de gênero, mas do Estado e da sociedade civil. Nesse sentido, a coordenadora aproveitou para falar da Defensoria Pública como instituição de Estado, apresentando o NUDEM e os serviços disponibilizados pelo núcleo na promoção e defesa dos direitos das mulheres.
O evento marcou o encerramento da campanha Agosto Lilás, pela PMJP, e foi realizado no auditório do Shopping Sebrae-PB, no Bairro dos Estados. Conduzido pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, o evento teve a presença de mulheres da sociedade civil organizada, da comunidade e de autoridades. Também contou com as presenças de Nena Martins.
NUDEM – Em caso de violência, as mulheres podem procurar o Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, e funciona das 8h às 17h. A equipe também atende remotamente, através do Whatsapp 83 8826-7924.
Por Larissa Claro