Defensoria participa da assinatura de Termo de Cooperação para instalação da Justiça Itinerante

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou, nesta terça-feira (15), da assinatura do Termo de Cooperação Conjunta instituindo a Justiça Itinerante nas Comarcas de Guarabira (Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba e Serra da Raiz) e Alagoinha (Mulungu). A ação será realizada dos dias 21 a 25 de agosto, promovendo acesso a serviços que beneficiam diretamente a população desses municípios.

A ação é uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13) e Tribunal Regional Federal (TRF5), atendendo a Resolução nº 460/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neste sentido, em maio, foi constituída a Comissão Interinstitucional dos Serviços de Justiça Itinerante, definindo as responsabilidades dos entes que integram o projeto.

“Este é um projeto que se assemelha ao que a Defensoria Pública já desenvolve há alguns anos, por meio do programa Defensoria Itinerante, atendendo localidades onde há déficit de defensores públicos ou cidades que não são comarcas. A iniciativa do Poder Judiciário é muito importante porque reúne todos os órgãos que compõem o sistema de Justiça na Paraíba. Com essa união de forças, a população sai ganhando, pois terá acesso a uma diversidade de serviços”, destacou o subdefensor Institucional, Ricardo Barros. Ele representou a DPE na ocasião, acompanhado da coordenadora do programa Defensoria Itinerante, Josefa Elizabete Barbosa.

Nesse primeiro momento da iniciativa, serão analisadas matérias das áreas de Família, Previdenciária, Trabalhista e Registro Público.

A reunião para assinatura do termo contou ainda com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, João Benedito da Silva; da 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Cléa Lopes; da promotora de justiça, Liana Espínola Pereira; do presidente do TRT, Thiago de Oliveira Andrade; do juiz do TRT, Lindinaldo Silva Marinho; e do diretor do Núcleo Judiciário da Justiça Federal, Rogério Xavier da Costa.

Por Thais Cirino 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.