Por: Larissa Claro – Publicado em: 09.03.2023
Ao assumir a gestão pelos próximos dois anos, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, firmou um compromisso com as mulheres. A atuação da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) estará pautada na luta por equidade, emancipação e autonomia das mulheres. Nesta quarta, 8 de março, além da ação realizada pela Defensoria Itinerante na Lagoa, a DPE-PB contribuiu para o fortalecimento da pauta participando de diversos eventos promovidos na capital.
Leia também: Defensoria leva atendimento às mulheres e alerta para o aumento da violência doméstica
A convite da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), a agenda de Madalena começou cedo, às 6h da manhã, com a Caminhada das Mulheres. O evento coletou absorventes para contribuir com ações de combate à pobreza menstrual. O prefeito da Capital, Cícero Lucena, participou da ação, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.
Ainda pela manhã, a DPG integrou a mesa de autoridades do evento realizado pelo Governo do Estado para lançar ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Entre as iniciativas anunciadas pelo governador João Azevêdo, está a expansão da Patrulha Maria da Penha para a região do Brejo. O programa recebe apoio da Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher.
O Poder Legislativo estadual também celebrou a data com uma Sessão Especial proposta pelas deputadas Francisca Motta e Danielle do Vale. A convite das autoras da proposta, a DPG Madalena Abrantes compôs a mesa do Plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que aproveitou a ocasião para empossar a nova diretoria da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL) e outorgar a “Medalha Empreendedor José Carlos da Silva Júnior” à primeira dama do Estado, Ana Maria Lins, e a “Medalha Darcy Ribeiro” a professora Mary Roberta Meire Marinho, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
“A Defensoria Pública desempenha um papel muito importante não só na defesa dos direitos das mulheres, mas também no desenvolvimento de políticas públicas para essa população, que é maioria. Infelizmente, ainda somos vítimas de uma cultura machista e precisamos nos fortalecer diariamente para ocupar espaços na política, nas corporações, no mercado de trabalho como um todo. Só assim conseguiremos diminuir as desigualdades de gênero e conquistar a almejada igualdade de oportunidades”, ressaltou a DPG.
O conteúdo dessa fala também esteve presente na entrevista para o programa Balanço Geral, da Correio FM, que finalizou a agenda da DPG no dia 8 de março.
EMPODERA – A agenda da DPG para a participação em eventos alusivos ao Dia da Mulher começou na última segunda-feira, com o lançamento do Programa de Formação de Lideranças Femininas – Empodera TRT-13, do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba. O evento contou com palestras da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da presidente do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros.