Por: Larissa Claro – Publicado em: 20.04.2022
A Defensoria Pública do Estado da Paraíba renovou nesta terça-feira (19) o convênio com o Centro Universitário João Pessoa (UNIPÊ) para a oferta de estágio a alunos matriculados em cursos de graduação da instituição de ensino. O termo tem duração de três anos, podendo ser renovado por mais dois. Estão previstas 50 vagas de estágio nas modalidades obrigatório e não obrigatório.
A novidade este ano é a ampliação do convênio para todos os cursos de graduação da instituição de ensino. “Estamos muito satisfeitos com isso. Renovamos e ampliamos essa parceria. No início apenas com os alunos do curso de Direito, depois com a inclusão de outras graduações. A partir deste ano, o nosso convênio se estende a todos os cursos e isso é muito importante para a Defensoria, que faz um trabalho muito além da assessoria jurídica, e que é, sobretudo, a casa dos direitos humanos”, disse o defensor público-geral, Ricardo Barros.
A reitora do Unipê, Mariana de Brito Barbosa, também ressaltou a ampliação do convênio e a possibilidade de mais alunos terem a oportunidade de estagiar na Defensoria Pública.
“A gente ampliou a possibilidade de colaborar com a Defensoria por meio de todos os cursos, na área de tecnologia, na área de humanas, com o serviço social, por exemplo. Então, essa é a melhor parceria, a que a gente chama ‘ganha ganha’. Ganha a Defensoria, em ter mais alunos podendo contribuir com seus membros, e ganha a instituição, em poder fazer com que os alunos vivenciem na prática as necessidades da população”, disse Mariana.
O coordenador do curso de Direito do UNIPÊ, Antônio Toscano, ressaltou a importância da realização da prática jurídica numa instituição como a Defensoria.
“Um ambiente como a Defensoria, que abriga muitas áreas de atuação, sobretudo Cível e Criminal, é extremamente importante para aperfeiçoar as habilidades e competências dos alunos, tendo em vista que na Defensoria existe um trabalho extremamente vasto em todos os fóruns do âmbito estadual, além do trabalho extremamente qualificado nos presídios, na área de Execução Penal, fazendo com que as competências e habilidades que os alunos só vêem na teoria sejam fortalecidas com essa prática”, pontuou o coordenador.
Também participaram da reunião a subdefensora pública-geral, Madalena Abrantes, a coordenadora de Estágio da DPE-PB, Luana Kelly, e a coordenadora de Estágio do UNIPÊ, Gisele Lima.