Por: Larissa Clao – Publicado em: 18.04.2022
O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, e os subdefensores públicos Gerardo Rabello e Madalena Abrantes receberam nesta segunda-feira (18), na Sede Administrativa, docentes do Departamento de Direito Processual e Prática Jurídica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para discutir a possibilidade de retorno do atendimento da Defensoria Pública para o prédio da antiga Faculdade de Direito, na Praça João Pessoa.
No segundo semestre de 2021, durante a pandemia, a Defensoria Pública decidiu transferir o atendimento do Núcleo Especial Cível (NECIV), que acontecia no prédio da UFPB desde outubro de 2019, para a Rua Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá. A mudança se deu em razão de algumas dificuldades de estrutura nas instalações.
Os professores Marcos Caju, Fábio Bezerra, e Ana Flávia Souto, do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, compareceram à Sede da DPE-PB nesta segunda para solicitar o retorno da DPE ao prédio, retomando, dessa forma, o convênio firmado entre as instituições que oportuniza aos estudantes a prática forense por meio de convênios de estágio.
“Nós vamos avaliar de que modo podemos nos instalar novamente no prédio, que tem uma importância histórica enorme para a cidade de João Pessoa. Esperamos que, em breve, o endereço da Praça João Pessoa seja novamente mais uma unidade de atendimento da Defensoria Pública”, ressaltou o DPG Ricardo Barros.
As disciplinas de práticas jurídicas são obrigatórias dentro da grade curricular do curso de Direito. Por meio de convênio firmado com a DPE-PB, os estudantes têm a possibilidade de ampliar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação na Defensoria Pública.