Dia D: Mutirão Meu pai tem Nome terá exames gratuitos de DNA no próximo sábado em JP

Por: Larissa Claro – Publicado em: 07.03.2022

 

Para incentivar o reconhecimento da paternidade e garantir a crianças e adolescentes a filiação completa no registro de nascimento, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realiza no próximo sábado (12), em João Pessoa e Campina Grande, o projeto “Meu Pai Tem Nome”. Na capital, além de sessões extrajudiciais de mediação e conciliação para o reconhecimento espontâneo e o reconhecimento socioafetivo, será possível realizar a coleta de sangue para o exame gratuito de DNA.

A oferta da coleta imediata para o exame foi possível graças a uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que disponibilizou 30 exames de DNA para o “Dia D da Defensoria”. Aqueles que tiverem interesse em realizar o exame poderão realizar um pré-agendamento. Para isso, é preciso que uma das partes interessadas – a mãe, o próprio filho (caso seja maior de idade) ou o suposto pai – vá, pessoalmente, ao Núcleo Especial de Proteção à Infância e Juventude (NEPIJ) da DPE-PB, no bairro de Tambiá, até sexta-feira.

Durante o mutirão do projeto ‘Meu Pai Tem Nome’, a DPE vai oferecer serviços como o reconhecimento espontâneo biológico (quando não é preciso fazer o exame), o reconhecimento socioafetivo (para quem tem a partir de 12 anos e existe o vínculo afetivo), acordos, orientações jurídicas sobre os conflitos na área de família e atividades de educação em direitos.

“Será uma programação voltada à efetivação do direito fundamental ao reconhecimento de filiação”, explicou o coordenador do NEPIJ, o defensor público Rodrigues Júnior. “A ausência do pai no registro pode acarretar à criança, além da ausência do conhecimento da sua ancestralidade, a perda de direito a pensão alimentícia do pai, direitos previdenciários e mesmo direitos hereditários já que a criança fica impossibilitada de executar sua herança. Por isso é tão importante ter o nome do pai registrado”, ressaltou o defensor público.

DIA D DA DEFENSORIA – 
O projeto Meu pai tem Nome é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) realizada pelas DPEs em todo o país. A proposta é reunir, no mesmo dia, atendimentos que já fazem parte da atuação da Defensoria Pública, mas de forma concentrada.

 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.