Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 21.02.2022
O defensor público-geral Ricardo Barros acompanhou sábado (19) no anel interno do Parque Sólon de Lucena (Lagoa) ação promovida pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), à qual a Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) se incorporou, alusiva ao Dia Nacional do Combate às Drogas, que transcorreu no último domingo (20).
A ação contou com a participação ainda de representantes de projetos sociais, pastoral da sobriedade, comunidades terapêuticas, e CAPS, e constou de atrações culturais.
A recém-empossada presidente do Comad, Inise Machado destacou a oportunidade para lembrar da importância principalmente da prevenção às drogas e ao alcoolismo, um tema complexo e tomado de prioridades.
Primeira de muitas que virão – “Esta ação foi pontual, a primeira de muitas que virão”, afirmou Ricardo Barros, que destacou a presença maciça da Defensoria Pública por meio do projeto Balcão de Direitos, Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e Ouvidoria da DPE-PB, que têm à frente os defensores públicos Durval Oliveira, Manfredo Rosenstock e Céu Palmeira.
A DPE-PB recebeu, através de sua ouvidora Céu Palmeira, o convite do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas para articular também a participação no evento do projeto “Defensoria Itinerante”, para viabilizar a cidadania aos frequentadores dos CAPS e das casas terapêuticas e a população de rua, diminuindo assim as violações dos direitos humanos sofridas pelos dependentes químicos.
Foi uma manhã de informações à população e assistência oferecida através dos serviços de diversas instituições governamentais e da sociedade civil, como o RUARTS – Serviço Especializado de Abordagem Social, programa de amparo/proteção às pessoas que vivem em situação de rua – Consultório de Rua e Secretaria municipal de Saúde.
Também se fizeram presentes representantes dos projetos Amor-Exigente (AE) que atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e Sobriedade, que trabalha com abordagem distinta, destina-se especialmente às pessoas em processo de recuperação pelo uso e abuso de álcool e outras drogas.