Por: Larissa Claro – Publicado em: 14.02.2022
As defensoras públicas Waldelita Cunha, coordenadora Administrativa de Execução Penal e Acompanhamento aos (as) Defensores (as) Públicos (as) nos Estabelecimentos Penais (CAEP), e Iara Bonazzoli, coordenadora de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais (CAEPEP) da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), foram recebidas na manhã da última sexta-feira (11) pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca.
Na ocasião, as defensoras apresentaram o relatório com o resultado das inspeções realizadas no segundo semestre de 2021 em 58 unidades prisionais do estado. Foram feitas tratativas e acordos preliminares para que que a secretaria averigue as estruturas de algumas unidades prisionais que necessitam de reformas, como, também, alimentação, vestuários, medicamentos, colchões, assistência à saúde, à educação e outras necessidades.
O secretário se comprometeu a analisar as questões apresentadas pelas defensoras públicas e buscar soluções para os problemas apresentados no relatório que, para as defensoras, se fazem necessárias para que as pessoas presas possam cumprir suas penas em local com condições mais adequadas de asseio, estrutura, alimentação e saúde.
O secretário agradeceu o trabalho das defensoras e o pelo apoio e colaboração prestado através da inspeções feitas nas unidades prisionais em toda a Paraíba.