Por: Daiane Lima – Publicado em: 29.12.2022
A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba apresentou uma boa performance na prestação de serviço aos assistidos que procuraram o órgão entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022. De acordo com dados divulgados, foram realizados neste período 2.417 atendimentos relativos a orientações, sugestões, reclamações e elogios por parte da população.
As informações foram recebidas através dos canais disponibilizados pela Ouvidoria, como o formulário eletrônico, telefone, e-mail e aplicativo de whatsapp. Entre os dados levantados, destacam-se o aumento da procura dos assistidos por orientações e esclarecimentos ao longo da Pandemia de Covid-19 por meio do whatsapp, o atendimento efetuado em municípios da Paraíba, e os atendimentos prestados pelo órgão em comparação com Ouvidorias das Defensorias de outros estados.
Em números, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba realizou atendimentos em nove municípios paraibanos. Só a cidade de João Pessoa, foi responsável por 47,7% do número de atendimentos, seguida de Campina Grande com 26,8%. As outras cidades foram Cabedelo com 5,2% dos atendimentos, Santa Rita com 3,9%, Patos com 2%, Bayeux, Santa Cruz e Lagoa Seca com 1,3% e Guarabira com 0,7%.
A manifestação ou atendimento mais comum foi a solicitação de orientação, com mais de 300 solicitações registradas. Entre as Defensorias dos estados da federação, a Ouvidoria da DPE-PB atingiu cerca de 123 atendimentos, comparada com as Defensorias Públicas do Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, São Paulo, Piauí e Amazonas, que chegaram a realizar cerca de 2 atendimentos no período.
De acordo com Céu Palmeira, ouvidora-geral da DPE, os números alcançados demonstram a dedicação do órgão no trabalho de escuta aos assistidos. “A Ouvidoria tem a importante função de escutar as demandas da população e intermediar a relação entre os cidadãos e a instituição. Ficamos felizes em promover uma comunicação fluida, estabelecer um laço de confiança com os assistidos e contribuir para a resolução de todos os problemas. Continuaremos com a missão de auxiliá-los e também com a missão de aperfeiçoar o serviço oferecido pela Ouvidoria e pela Defensoria Pública da Paraíba”, ressaltou a ouvidora.
OUVIDORIA EXTERNA – No último ano, a Ouvidoria teve uma forte atuação para além dos atendimentos registrados pelos canais oficiais. Foi assinado o Pacto Nacional pela Primeira Infancia; o órgão recebeu votos de aplausos e honra ao mérito de várias entidades, como o Hospital Edson Ramalho, o Instituto de Medicina Legal (IML), rádios comunitárias, associações de bairros e tantas outras instituições e associações, que buscaram o trabalho da Ouvidoria em favor da população em vulnerabilidade social.
A Ouvidoria ainda realizou atendimentos junto ao projeto Defensoria Itinerante, além de participar de vários eventos como a negritude, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+. A Paraíba ainda sediou o Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, que prestou homenagem à ouvidora da DPE-PB. Céu Palmeira também foi homenageada pela Defensoria Pública de São Paulo.