Por: Daiane Lima – Publicado em: 28.11.2022
A Escola Superior da Defensoria Pública da Paraíba (ESDPB) dará início, a partir desta terça-feira (29), a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem e Compartilhamento de Dados (AVA). A ferramenta será apresentada a defensores do Núcleo de Guarabira, às 10h. A plataforma, baseada no Sistema Integrado de Trabalho (SIT), da EasJur/DPDF, foi adaptada pelo Setor de Tecnologia da Informação para a Defensoria com o objetivo de qualificar e uniformizar o trabalho desenvolvido na Instituição.
A apresentação da ferramenta será realizada pela diretora da Escola Superior, Monaliza Montinegro, que demonstrará como utilizar todo o sistema. “Será demonstrado como se inscrever na plataforma, e apresentadas as funcionalidades presentes na ferramenta, além de um demonstrativo de como atuar de forma estratégica a partir dos elementos disponibilizados pela plataforma”, explica a diretora.
O AVA é uma plataforma de trabalho que reúne modelos de peças, arquivos de artigos, jurisprudência e cursos que contribuem para as atividades dos defensores que integram a instituição em qualquer núcleo de atuação. Tudo isso de forma pesquisável, distribuídos em filtros das áreas do Direito atendidas pela Defensoria da Paraíba, com download imediato e possibilidade de classificação.
De acordo com a diretora da Escola, Monaliza Montinegro, o ambiente virtual tem o intuito de proporcionar um avanço nos processos de trabalho da instituição. “A ideia do AVA é permitir um maior controle sobre as peças utilizadas, estabelecendo a uniformização dos procedimentos e teses defensoriais”, ressalta a defensora.
A ferramenta permite o acesso a cursos, em dias e horários convenientes aos defensores públicos, além do acesso a documentos selecionados pela Escola Superior. Os arquivos disponíveis na plataforma também podem ser disponibilizados por qualquer usuário do sistema.
O acesso a plataforma se dá através do link https://ava.escolasuperior.pb.def.br/login, onde o defensor público deve se inscrever, utilizando o e-mail funcional e senha.
O treinamento para utilização da plataforma será realizado em todos os Núcleos da Defensoria, começando inicialmente pelo Núcleo da DPE em Guarabira, passando pelo Núcleo de Patos, no dia 5 de dezembro, e pelo Núcleo de Sousa, no dia 6 de dezembro.