Ricardo Barros e Madalena Abrantes participam da 68ª Reunião Ordinária do Condege em Goiânia

Por: Larissa Claro – Publicado em: 09.11.2022

 

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, e a subdefensora Institucional, Madalena Abrantes, participaram nesta terça-feira (8) da 68ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Goiânia pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). Na ocasião, o colegiado formado por defensoras e defensores públicos-gerais, junto aos respectivos subdefensoras e subdefensores públicos-gerais de 20 estados e o Distrito Federal, discutiu o aprimoramento do acesso à justiça no país.

A reunião ocorreu no auditório Bela Vista, no AlphaPark Hotel, Residencial Alphaville Flamboyant.

O presidente do Condege e defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, destacou a importância dos temas debatidos na reunião. “As reuniões sempre trazem assuntos importantes como o aprimoramento de temas relacionados ao acesso à justiça no nosso país e como padronizar cada vez mais a sua atuação em prol da população que mais precisa”, disse.

Na ocasião, o Condege aprovou a criação da Coordenadoria Setorial de Comunicação, a qual será coordenada pela subdefensora pública-geral do Ceará, Sâmia Costa Farias Lima. Além das pautas centrais da reunião, a DPE-GO apresentou o Programa Cuidar e realizou o lançamento do Conecta DPE, aplicativo gratuito da Defensoria destinado a toda a população.

Conecta DPE
 – Durante a reunião do Condege, a Defensoria lançou o aplicativo Conecta DPE destinado a toda a comunidade. Gratuito, o app permite o acompanhamento dos procedimentos abertos na DPE-GO (judiciais e extrajudiciais) e o acesso rápido aos telefones e endereços das Unidades. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o produto integra o projeto DPE Digital.

“O aplicativo integra o sistema Conecta DPE, desenvolvido e utilizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás desde 2021. O app é mais uma ferramenta tecnológica que permite ter na palma da mão o acesso aos serviços da DPE-GO e ao seu histórico e movimentações relativas ao seu atendimento”, argumenta o defensor público-geral de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior.

O presidente do Condege e defensor público-geral de São Paulo, Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, parabenizou a iniciativa da Defensoria.  “O aplicativo eleva o patamar da Defensoria Pública de Goiás, tornando-a reconhecida estadualmente e referência para todos no país”, pontua.

Cuidar – No início da reunião do Condege, a Defensoria apresentou aos membros e membras do Condege o Programa Cuidar, programa socioambiental da DPE-GO. Além disso, foram entregues kits com produtos reciclados e que demonstram a aplicação no dia a dia.

O kit contém sacola ecobag, produzida a partir de banners utilizados em campanhas da Defensoria, que são encaminhados a pontos de reciclagem, que são entregues a membros e membras, e servidores da DPE-GO. Além disso, o kit de biofertilizante de café que é utilizado no jardim das unidades da defensoria; caneta e bloco de anotações produzidos com material reciclável.

“A nossa iniciativa foi trazer materiais produzidos com 100% de reaproveitamento de material da Defensoria e mostrar a todos o case de sucesso desse programa para futuramente difundir essa política em todo o país”, explica o Diretor geral de administração e planejamento, Marcelo Graciano Soares. A coordenadora do programa, Mariana Ruas, também participou da apresentação.

 

Fonte: CONDEGE

Mais notícias