Por: Larissa Claro – Publicado em: 20.10.2022
A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recebeu nesta quinta-feira (20) a visita técnica da coordenadora de Assistência Religiosa, Jurídica e Social do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Raíssa Pereira de Araújo, e o policial penal Lucas Lopo. Eles foram recebidos pela subdefensora pública-geral Institucional, Madalena Abrantes, e pelas defensoras públicas Josefa Elizabete e Aline Sales, na Sede Administrativa da instituição.
A DPE-PB mantém com o DEPEN um convênio na ordem de R$ 1,5 milhão para a implantação de dois projetos dentro do sistema prisional paraibano: Visita Virtual e Acesso Efetivo à Dignidade e à Justiça (Porta de Entrada).
“Infelizmente a pandemia atrasou a implantação desses projetos, que são de imensa importância para a Defensoria Pública, seus assistidos e familiares. Esperamos, agora, dar celeridade a esta implantação e possibilitar, muito em breve, que famílias tenham a oportunidade de ver seus parentes presos através de encontros virtuais, além de um mapeamento eficiente realizado na porta de entrada dos presídios”, disse a sub DPG Madalena Abrantes.
A visita, explicou a coordenadora do DEPEN, tem o objetivo estreitar a relação entre os órgãos para viabilizar uma execução plena do convênio. “A gente já tem um contato quase diário e com a visita a gente consegue aproximar, ter uma visão geral das necessidades da Defensoria para que possamos dar continuidade, em Brasilia, ao projeto e ao fomento dessa assistência que é tão importante para a população”, disse Raíssa.