Coordenadora do CAEPEP participa do Encontro Nacional de Execução Penal das Defensorias

Por: Larissa Claro – Publicado em: 01.09.2022

 

Em Porto Alegre para participar do IV Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Execução Penal, a coordenadora de Atendimento da Execução Penal e Estabelecimentos Penais da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), Iara Bonazzoli, visitou nesta quarta-feira (31) o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (NUGESP), localizado na capital gaúcha. Levada por uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), Iara integrou o grupo formado também por defensores dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Inaugurado em junho deste ano, o NUGESP tem como objetivo amenizar o problema com a custódia de presos e desafogar as delegacias, sendo um grande centro de triagem com capacidade para 708 vagas. Em dois meses de funcionamento, aproximadamente 3 mil pessoas já passaram pelo local, que centraliza todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia, até o encaminhamento do preso a uma casa prisional compatível com o seu perfil.

Iara explica que o NUGESP substituiu os containers e as carcaças de veículos que eram utilizados como custódia de pessoas privadas de liberdade graças a um movimento transformador iniciado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, passando-se de uma situação prisional extremamente degradante, para a criação de um complexo que é modelo não apenas pela eficiência de funcionamento, mas também pela estrutura, que respeita a dignidade dos apenados e das apenadas, sem abrir mão da segurança e da funcionalidade.

“Atualmente, a DPE-PB tem estreitado diálogos com o Poder Executivo para a melhoria de algumas unidades prisionais do estado, além de integrar grupo de trabalho para a criação de uma Central de Regulação de Vagas na Paraíba, e a visita ao NUGESP foi de grande inspiração por verificar, com interesse político e conjunção de esforços dos diversos atores da execução penal, é possível criar um local de aprisionamento que atenda aos interesses de segurança pública, sem abrir mão da humanidade e dignidade das pessoas encarceradas”, ressaltou Iara Bonazzoli.

Nesta sexta, Iara participa do debate “Mídia e Política Criminal” como presidente de mesa. A palestra é ministrada por Branca Vianna (Rádio Novelo) e Paula Sacchetta (documentarista) com Leonardo Biagioni  (DPE/SP) como debatedor.

O IV Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Execução Penal tem transmissão simultânea pelo Youtube.

Confira a íntegra da programação clicando aqui.

Foto: Camila Schäfer – ASCOM DPE/RS

Mais notícias